UENP e prefeitura de Jacarezinho firmam parceria para tratamento de pacientes pós Covid-19

A Universidade Estadual do Norte do Paraná firmou parceria com a prefeitura de Jacarezinho para um projeto que busca reabilitar pessoas pós contaminação pela Covid-19 no município. O projeto prevê atendimento para melhorar a aptidão física e cardiorrespiratória, a condição psicológica e odontológico dos participantes.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná firmou parceria com a Prefeitura de Jacarezinho para realização de um projeto que busca reabilitar pessoas pós contaminação pela Covid-19 no município - Jacarezinho, 09/06/2021 - Foto: UENP

A ação é coordenada pelo Núcleo de Estudos e Enfrentamento da Covid-19 e pelo projeto de extensão Ações de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Coronavírus no Norte do Paraná, que é financiado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária.

A parceria entre as instituições foi estabelecida durante reunião realizada segunda-feira (07) com a participação do vice-reitor Fabiano Gonçalves Costa, o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares; o diretor do Campus de Jacarezinho da UENP, Fabiano Antonio Neia Martini, e o secretário municipal da Saúde, João Lucas Thabet Venturini.

O vice-reitor da UENP destacou a parceria e a importância do projeto para o atendimento da população local. “Esperamos poder contribuir com o município para o tratamento de pacientes pós Covid e proporcionar às pessoas com sequelas causadas pela doença uma condição melhor de recuperação, para que possam seguir a vida sem restrições físicas ou funcionais. Com esse trabalho, a universidade amplia ainda mais sua atuação na pandemia”, disse Fabiano Costa.

Para o prefeito Marcelo Palhares, a parceria para e realização do projeto coloca Jacarezinho como uma cidade completa no tratamento da Covid-19, possibilitando a integralidade do atendimento realizado pelo município. “Será um projeto importantíssimo para essas pessoas. Eu mesmo tive Covid e, como sequela, por vários dias, dor de cabeça, algo que nunca tive. Vejo pessoas que sentem falta de ar, fadiga, dentre outras várias sequelas que serão tratadas por meio desse projeto”, destacou o prefeito.

Sistema de saúde

Ações como essa, disse o diretor do Campus de Jacarezinho, Fabio Martini, contribuem para desafogar o sistema de saúde por possibilitar ao paciente um tratamento precoce, evitando sequelas que podem se tornar problemas crônicos. “Com essa iniciativa, o paciente que tenha dificuldades funcionais ou mesmo para retornar ao trabalho por conta de alguma sequela deixada pela Covid-19 poderá iniciar tratamento com atividades propostas por esse grupo de profissionais da UENP. Dessa forma, os gastos com atendimento e saúde pública, certamente, irão diminuir sensivelmente e quem ganha com isso são todos os envolvidos, em especial, a população”, ressaltou o diretor.

O secretário de Saúde, João Lucas, ressalta que o tratamento de pessoas com sequelas causadas pela Covid-19 possibilitará ao município garantir a integralidade do atendimento feito na cidade. “Muitas pessoas apresentam sequelas, problemas pulmonares e cardíacos, e o município precisa também liderar essa frente e fazer esse acompanhamento e monitorar todas essas famílias, assegurando um tratamento integral nessa perspectiva de melhora e reinserção dessas pessoas”, finalizou o secretário.

Participação

Também participaram da reunião que formalizou a parceria o chefe de gabinete da prefeitura, Fúlvio Boberg; e os coordenadores do projeto, o diretor do Centro de Ciências da Saúde, Fabrício José Jassí; o diretor de Extensão da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias; e o professor Tiago Tsunoda Del Antonio.

Reabilitação

A reabilitação envolve treinamentos de fortalecimento muscular e melhora da aptidão cardiorrespiratória e são aplicados por professores e alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia da UENP.

A princípio, o projeto está sendo desenvolvido com os pacientes de três Unidades Básicas de Saúde de Jacarezinho – da Vila Setti, Panorama e Jardim São Luiz. Coordenam também o projeto os professores Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, Tiago Tsunoda Del Antonio, Sibelli Olivieri Parreiras e Mahara-Daian Garcia Lemes Proença.

Contato

Pacientes interessados em participar do projeto podem entrar em contato pelos telefones (43) 3525-7316 ou (43) 99981-5194 (WhatsApp) do Núcleo de Estudos e Enfrentamento da Covid-19, ou por meio das Ubs da Vila Setti, Panorama ou Jardim São Luiz.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.