A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou nesta quinta-feira (9) que a instituição vai voltar a ter o vestibular como forma de ingresso a partir do segundo semestre de 2023. A universidade aderiu ao Sisu em 2009, com a oferta de 100% das vagas, deixando de realizar o vestibular desde 2010.
Segundo a UTFPR, nesta quinta (9) foi assinado um contrato com a Fundação de Apoio da Universidade (Funtef-PR) para a realização do vestibular. O processo será custeado pela Reitoria e pelas taxas de inscrição dos candidatos, estipulada em R$ 150. Candidatos poderão fazer pedido de isenção.
O ingresso pelo Sisu, por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vai ser mantido. E para o primeiro semestre de 2023, todas as vagas serão ofertadas ainda de forma exclusiva nesta modalidade. As inscrições são de 16 a 24 de fevereiro.
- Sisu 2023: mais de 226 mil vagas estão disponíveis para consulta
- UFPR vai ofertar 1300 vagas pelo Sisu 2023; saiba mais
Vestibular da UTFPR
No segundo semestre a UTFPR terá 70% das vagas ofertadas via vestibular, e outros 30% pelo Sisu. Guilherme Schineider, pró-reitor adjunto de Graduação, explica que essa proporção foi definida com base nos dados da demanda nacional e local.
“Atualmente, 70% dos nossos alunos são do próprio Paraná, e outros 30%, de fora do estado. Por isso, inicialmente este será o percentual de distribuição das vagas, o que pode ser revisto posteriormente”, afirma.
As inscrições para o vestibular devem ocorrer de 27 de março a 9 de maio, com provas no dia 4 de junho. O edital deve ser lançado no fim de fevereiro,
A UTFPR tem mais de 100 cursos de graduação, distribuídos em 13 cidades do Paraná.