Variante Arcturus no Paraná? Veja o que diz a Sesa

O Paraná não tem registros da variante XBB.1.16 da covid-19, conhecida como Arcturus. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) ao Massa News.

variante arcturos paraná
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Até esta quarta-feira (3), apenas um caso da nova variante, que vem de uma linhagem da Ômicron, tinha sido detectado no Brasil. Trata-se de um paciente de São Paulo (SP) de 75 anos, acamado e com comorbidades, que apresentou sintomas de síndrome gripal e febre persistente no dia 7 de abril (leia mais abaixo).

De acordo com a Sesa, no Paraná a maior parte dos casos detectados por exames RT-PCR atualmente no Estado são sublinhagens da BQ.1 – uma linhagem da Ômicron.

A secretaria reforça que o Ministério da Saúde ainda não repassou informações específicas sobre a Arcturus, mas disse que a vacina bivalente da Pfizer pode oferecer proteção contra a variante, segundo pesquisas.

“A vacina bivalente da Pfizer protege contra a Ômicron e pode ser aplicada em quem já recebeu pelo menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou como dose de reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose”, diz a Sesa. “Como a variante arcturus é uma subvariante da Ômicron, pesquisadores acreditam que quem está imunizado continuará a evitar casos graves da doença”.

Variante Arcturus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) monitora a Arcturus como uma variante de interesse. Até o momento, ela não apresentou gravidade ou aumento no número de casos na cidade de São Paulo.

Entre os principais sintomas causados pela nova variante estão irritações nos olhos parecidas com conjuntivite, tosse seca e episódios febris.

O paciente diagnosticado com a variante em São Paulo foi encaminhado para atendimento e recebeu alta médica na última quinta-feira (27). Ele possui o esquema vacinal completo contra a covid-19, inclusive, com a dose da Pfizer bivalente, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo.

Nos países em que a Arcturus está mais prevalente, como Índia e Estados Unidos, o número de casos vem aumentando e substituindo outras variantes que estavam em circulação.

Ainda que no Brasil a variante Arcturus não esteja em circulação, a Secretária da Saúde do Paraná dá orientações para que a população siga tomando medidas de proteção.

Confira a nota:

A Sesa segue afirmando que a vacinação é a melhor maneira para se evitar a doença, principalmente casos mais graves. Além disso, casos confirmados de covid-19 devem ser isolados, independente da linhagem, e pessoas sintomáticas também precisam manter uso de máscara, etiqueta respiratória e higiene das mãos.


Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.