Voluntários recolhem lixo do Parque Estadual Vale do Codó

O Parque Estadual Vale do Codó, no município de Jaguariaíva, recebeu nesta sexta-feira (24) a primeira ação do Programa de Voluntariado (VOU) do Instituto Água e Terra (IAT). A atividade de limpeza no Setor do Lago Azul foi conduzida pelo Escritório Regional do IAT de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

Foto: IAT

Também participaram voluntários do curso de Condutores de Turismo de Aventura de Jaguariaíva. Eles retiraram, aproximadamente, 60 quilos de lixo da Unidade de Conservação, como latas, garrafas, grelhas e fraldas.

Além disso, foi realizado o controle de espécies exóticas invasoras, através de corte e, em alguns casos, o anelamento de pinus. Ao todo, 600 foram erradicados do local.

“O programa de voluntariado nas unidades de conservação é um importante canal de aproximação do paranaense com a natureza. Quando a sociedade entende o papel dela na preservação do patrimônio natural do Estado, garantimos por muito mais tempo o espaço aberto ao público”, afimou o diretor do Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto. 

Voluntariado

O Programa de Voluntariado do IAT possibilita o ingresso de pessoas que colaboram para a manutenção do patrimônio natural do Paraná de maneira espontânea. Os participantes realizam desde limpeza, com a retirada de resíduos, até a manutenção de trilhas, conforme a demanda.

De acordo com o chefe regional do IAT em Ponta Grossa, Ivan Loureiro, a ideia é manter a iniciativa no Vale do Codó. “A Gerência do Parque Estadual prevê a continuidade das ações de voluntariado porque elas preservam esse importante patrimônio e envolvem a população que desfruta desse atrativo natural”, disse.

Vale do Codó

O parque possui aproximadamente 760 hectares de área de preservação com grande importância geoturística. Com uma extensão de cerca de nove quilômetros e um paredão de pedras de mais ou menos 20 metros de altura, é berço do Rio Jaguariaíva, da Bacia Hidrográfica Itararé. 

O vale é margeado por uma mata virgem e espessa e viveiros de várias espécies de animais. O local abriga o cânion do Rio Lajeado Grande, com aproximadamente 450 metros de extensão e desnível de aproximadamente 50 metros. 

As principais cachoeiras são a Véu da Noiva, Lago Azul e Andorinhas. A primeira possui um desnível de aproximadamente 50 metros, a segunda de aproximadamente 20 metros e a terceira de 15 metros.

Uma grande diversidade de espécies de peixes compõe a fauna, como bagre, cará, carpa, cascudo, mandi e lambari, que são encontradas em quase toda a extensão do rio no Vale do Codó. Em alguns pontos, também podem ser encontrados cascudo e dourados.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.