Partido SPD alemão está à frente dos conservadores em eleição para sucessor de Merkel

Por Andi Kranz e Leon Malherbe

AACHEN/POTSDAM (Reuters) – Os sociais-democratas alemães ficaram em primeiro lugar por uma margem estreita nas eleições nacionais neste domingo, mostraram projeções, colocando-os na pole position para liderar um governo pela primeira vez desde 2005 e acabar com 16 anos sob a liderança conservadora de Angela Merkel.

O social-democrata de centro-esquerda (SPD) estava no caminho para 25,5% dos votos, à frente de 24,5% para o bloco conservador CDU/CSU de Merkel, mostraram projeções da emissora ARD, mas ambos os grupos acreditavam que poderiam liderar o próximo governo.

O resultado apertado significa que longas negociações de coalizão seguirão antes que um novo governo tome posse, provavelmente envolvendo os Greens e os liberais democratas livres (FDP).

“Esta vai ser uma longa noite de eleições, isso é certo”, disse o candidato a chanceler dos social-democratas, Olaf Scholz, a apoiadores entusiasmados.

“Mas também é certo que muitos vão torcer pelo SPD porque querem que o próximo chanceler da Alemanha se chame Olaf Scholz”, acrescentou.

Scholz, 63, se tornaria o quarto chanceler do SPD no pós-guerra, depois de Willy Brandt, Helmut Schmidt e Gerhard Schroeder. Ele é ministro das Finanças e ex-prefeito de Hamburgo, onde Merkel e Schmidt nasceram.

O principal rival de Scholz, o candidato conservador da chanceler Armin Laschet, disse que a eleição foi “uma disputa pescoço a pescoço” e sinalizou que os conservadores ainda não estão prontos para conceder.

“Não temos um resultado final claro, nem números certos … Faremos de tudo para formar um governo liderado pelos conservadores, porque a Alemanha precisa de uma coalizão voltada para o futuro que modernize nosso país”, disse Laschet, 60, a apoiadores moderados.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.