Pesquisadores apontam surgimento de possível nova variante do coronavírus em BH

Por Pedro Fonseca

Pandemia de Covid-19

(Reuters) – Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de uma possível nova variante do coronavírus em circulação na cidade de Belo Horizonte, após terem identificado dois novos genomas do vírus com um conjunto único de 18 mutações nunca anteriormente descritas.

“A equipe sequenciou 85 genomas de SARS-CoV-2 de amostras clínicas coletadas da região metropolitana de Belo Horizonte e identificou dois novos genomas com uma coletânea de mutações ainda não descrita, caracterizando uma possível nova variante de SARS-CoV-2”, disse o Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG em comunicado.

Os novos genomas apresentam mutações nas mesmas posições de mutações das variantes identificadas inicialmente em Manaus, no Reino Unido e na África do Sul, que são consideradas variantes de preocupação por sua maior transmissibilidade e capacidade de escapar de anticorpos, acrescentou o instituto.

As novas variantes, em especial a P.1 originada em Manaus, são consideradas responsáveis em parte pela explosão de casos de Covid-19 no Brasil no últimos meses que fizeram do país o lugar com a maior concentração de mortes diárias pela doença no mundo, sendo responsável a cada dia por um de cada quatro óbitos no globo.

“Esses dois novos genomas, provavelmente oriundos da antiga linhagem B.1.1.28 circulante na primeira fase da pandemia na cidade, apresentam mutações em diversas regiões do genoma, incluindo novas mutações nas posições E484 e N501 compartilhadas pelas variantes de preocupação”, disseram os pesquisadores.

Segundo o instituto, os dois novos genomas identificados são de pessoas sem evidências de ligação epidemiológica entre si e sem qualquer relação geográfica, “o que reforça a plausibilidade de circulação desta nova possível variante”.

A pesquisa, realizada com amostras coletadas no período entre 28 de outubro de 2020 e 15 de março de 2021, foi conduzida pelos pesquisadores da UFMG em parceria com o setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini e com a colaboração do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Prefeitura de Belo Horizonte.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH361R1-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.