Planejamento financeiro: 4 erros que você deve evitar

Se planejar em sentido financeiro significa traçar um plano para administrar corretamente o seu dinheiro, a fim de evitar as dívidas e realizar seus objetivos. Porém, na hora de montar um planejamento financeiro podem surgir algumas dúvidas.


Pensando nisso, resolvemos separar aqui 4 erros comuns que devem ser evitados. Confira abaixo!

Não considerar gastos pequenos

Um erro bem comum é deixar de calcular gastos pequenos do dia a dia. Por exemplo, você contabiliza todo o dinheiro gasto com comida fora de casa? Se você começar a controlar seus gastos diariamente vai perceber que o pouco, aos poucos, se torna muito no fim do mês.

Ser indisciplinado

Um dos elementos mais importantes para o sucesso do planejamento
financeiro é a disciplina
. Por isso, não esqueça de anotar qualquer gasto, por mais insignificante que ele possa parecer. As desatualizações, principalmente quando ocorrem com frequência, podem prejudicar o orçamento mensal.

Não ter reserva de emergência

A reserva de emergência é uma prevenção contra o endividamento. Porque ao passar por um problema que demanda um gasto imprevisto, como uma doença, quem possui uma reserva dificilmente perderá o controle das suas finanças.

Além disso, uma reserva emergencial oferece segurança diante de um cenário econômico instável e pode ser a porta de entrada para a liberdade financeira.

Ignorar as suas dívidas

Estar endividado e ignorar isso é a pior coisa que você pode fazer na hora de organizar o planejamento financeiro. As dívidas, na sua grande maioria, envolvem a cobrança de juros. Por isso, quanto mais tempo você levar para pagar, maior a dívida vai ficar.

Sendo assim, a melhor solução para você é negociar a dívida com a
mediação de uma assessoria especializada nesse tipo de serviço. Dessa forma, é possível reduzir o valor do débito e garantir a quitação sem afetar drasticamente o seu orçamento.

A Solução Financeira vem se destacando nesse segmento. Há mais de 6
anos no mercado, a empresa oferece soluções de reabilitação de crédito para pessoas físicas e jurídicas, que enfrentam problemas de descontrole financeiro. A equipe de especialistas é devidamente treinada para reduzir custos e eliminar restrições, utilizando de forma proveitosa os recursos disponíveis.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.