Polícia Civil dobrará número de atendimentos presenciais para confecção de RG

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) irá dobrar o número de vagas mensais para o atendimento presencial para a confecção de carteiras de identidade, a partir de terça-feira (9), no Posto Central em Curitiba. Até o momento, eram disponibilizadas 4.400 vagas mensalmente. A partir de agora, com as novas vagas oferecidas, o número passará para 9.200 vagas por mês.

Foto: Fábio Dias / EPR

O total de vagas mensais, somados os atendimentos realizados nas Ruas da Cidadania, chegará a 10.800. Um aumento de mais do que duas vezes, com o objetivo de atender a demanda represada durante a pandemia.

O delegado da PCPR Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação do Paraná, explica a melhoria no atendimento será possível com o remanejamento de servidores. “Estamos deslocando papiloscopistas de outras áreas para atenderem a população que necessita de atendimento presencial”, completa.

URGÊNCIA

Um dos principais objetivos é atender os casos de pessoas que tenham urgência para obtenção do documento. Assim, serão disponibilizados 4800 atendimentos presenciais, sem a necessidade de agendamento pela internet, exclusivos para esses casos. Os atendimentos dos casos de urgência serão feitos no Posto Central, das 8h às 18h, por ordem de chegada.

Em resumo, são considerados casos de urgência as situações em que o cidadão não pode esperar para tirar ou renovar o RG, por exemplo: necessidade do documento para um emprego, questões médicas, negócios, viagens, entre outros.

Não há exigência da realização do agendamento on-line. Sendo necessária somente a apresentação de um comprovante que demonstre a urgência de emissão e os documentos obrigatórios, como Certidão de Nascimento, Documento de Identidade original do responsável e/ou Certidão de Casamento.

Segundo o delegado da PCPR Michelotto, estas medidas objetivam atender quem realmente necessita do RG para regularizar a vida. “Estas medidas não têm prazo para acabar e consequentemente devem desafogar o agendamento online dos casos sem urgência comprovada”, afirma o delegado.

SÁBADOS

O Instituto de Identificação começará a atender também aos sábados, somente para agendamento online. Serão disponibilizadas 200 vagas por dia, com horário de atendimento entre 8h e 14h. Esta disponibilização será aberta todas as quintas-feiras no site da PCPR.

SERVIÇO
IIPR Posto Central – R. Pedro Ivo, 386 – Centro, Curitiba – PR, 80010-020

Atendimento via agendamento online:
 – Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.
– Sábado, das 8h às 14h.

Atendimento de casos de urgência:
– Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Informações PCPR

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.