HAIA (Reuters) – A polícia holandesa prendeu um suspeito de participar de dois roubos separados de pinturas dos mestres holandeses Vincent Van Gogh e Frans Hals de museus que foram fechados devido à pandemia de Covid-19.
“Essa manhã meus colegas prenderam um homem de 58 anos em Baarn e suspeitamos que ele roubou duas pinturas de Frans Hals e Van Gogh”, disse a porta-voz da polícia, Maren Wonder, em vídeo divulgado no Twitter. Não foram fornecidos mais detalhes sobre o suspeito.
Ela acrescentou que as pinturas não foram recuperadas e pediu ao público que fornecesse qualquer informação sobre o paradeiro das obras.
Em março do ano passado, ladrões roubaram o quadro de Van Gogh “Lentetuin”, ou “O Jardim Paroquial de Nuenen”, de 1884, que retrata o jardim da residência paroquial em Nuenen, do Museu Singer Laren, na cidade de Laren, perto de Amsterdã.
Cinco meses depois, ladrões invadiram um pequeno museu perto da cidade de Utrecht e fugiram com uma pintura do mestre holandês da “Golden Age”, Frans Hals.
A obra, “Dois Jovens Rindo”, datada de 1626, foi avaliada em 15 milhões de euros por um especialista. Antes, o quadro já havia sido roubado duas vezes em seus quatro séculos de história, inclusive em maio de 2011, do mesmo museu. A polícia o recuperou mais tarde naquele ano, depois de prender quatro homens que tentaram vendê-lo.
(Por Stephanie van den Berg)