Porto de Paranaguá ganha nova sinalização

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Objetivo é facilitar a operação e agilizar o fluxo logístico do local

A Portos do Paraná está fazendo manutenção na sinalização horizontal (pinturas nas vias) e vertical (placas) na área primária e na área retro portuária do Porto de Paranaguá. A implantação da nova sinalização foi estudada para beneficiar o usuário e o motorista, para facilitar a operação, agilizar o fluxo logístico e respeitar a cadeia logística do porto.

Porto de Paranaguá nova sinalização
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Foram priorizadas as faixas azuis, que orientam as movimentações de pedestres dentro do cais e a sinalização horizontal das vias de veículos, que definem onde carros, máquinas e caminhões podem circular.

Também foram instaladas novas placas de limite de velocidade, de proibido estacionar, de atenção para as áreas operacionais, das rotas de fuga e de orientação de caminho aos terminais de desembarque.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti, a orientação é para que todos os usuários que estão circulando a pé na faixa portuária façam uso das faixas azuis destinadas exclusivamente aos pedestres. “Elas foram projetadas para ficarem sempre no lado da terra e mais afastadas das vias e das áreas em que se concentra a operação, exatamente para diminuir a exposição das pessoas em relação às ‘zonas mais quentes’, que possuem intenso fluxo de veículos e máquinas”, afirma.

As faixas azuis têm início no portão 2 (Dom Pedro II), com caminhos que levam à área leste do cais, conectando até o berço 214. Todo esse trecho conta com sinalização vertical para pedestres e com faixas brancas, indicando preferência, em frente a cada portão de saída. Já para o lado oeste, elas conectam até o berço 201, com um diferencial: a faixa passa por uma área que possui guarda-corpo, ao lado do armazém da Klabin, o que proporciona maior segurança aos usuários que circulam a pé pelo local.

Veja também:

Em abril terá sequência o trabalho de sinalização horizontal e vertical na retro área portuária e no pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, além do incremento da sinalização de solo, com a instalação de tachas para melhor orientação do trânsito.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.