Portos do Paraná apresenta projetos e programas ambientais na COP27

A Portos do Paraná participou de um painel da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP27), realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira (9). Nesta edição, na cidade de Sharm El Sheik, no Egito, a empresa pública paranaense foi, mais uma vez, a única autoridade portuária convidada a palestrar no evento.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A empresa está representada na conferência internacional pelo diretor de Meio Ambiente, João Paulo Ribeiro Santana. Os temas abordados foram “Tornando-se Verde: Setor Privado Sustentável”, “Lidere o Caminho: Estudos de Caso sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável” e “Investimento em Comunidades”. Ele destacou a intenção de construir um biodigestor para transformar grãos varridos em energia e, ainda, ações para reduzir a dragagem com implantação de sistemas agroflorestais familiares.

Na terça-feira (08) ele participou do painel “Tecnologia e Transferência Inovadoras: Solução Chave para Ações Climáticas”. Além da Portos do Paraná, participaram empresas de diversos portes e todas abordaram as respectivas atuações na área de inovação em práticas ambientais. “As pessoas pensam que um porto não tem muito como inovar na área ambiental, mas temos, sim. E mais uma vez, a Portos do Paraná mostrou ao mundo suas intenções ambientais e sociais”, disse.

Ele apresentou programas ambientais, como o de gerenciamento de resíduos sólidos, de monitoramento da atividade pesqueira e da qualidade da água subterrânea, e os projetos de educação ambiental. O porto também tem um programa permanente com as prefeituras de Antonina e Paranaguá para trabalhar de forma sustentável a relação das comunidades e das escolas com o trabalho de movimentação de cargas.

Para o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o reconhecimento mundial ao trabalho realizado no Litoral do Estado é resultado dos investimentos feitos na área ambiental. “São mais de R$ 68 milhões em recursos para ações de monitoramento, proteção e recuperação”, afirmou.

Os portos do Paraná têm alto índice de desenvolvimento ambiental, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Todos os projetos ambientais apresentados pela empresa pública na COP27 têm relação direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.