Preço de petróleo nos EUA tem maior nível desde 2019 com retomada de refinarias

Por Scott DiSavino

Preço de petróleo nos EUA tem maior nível desde 2019 com retomada de refinarias

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo não tiveram direção comum nesta quinta-feira, com a referência norte-americana registrando leve alta –para o maior nível de fechamento desde 2019– diante da retomada de operações de refinarias no Texas, mas o Brent recuando por temores de que quatro meses de altas nas cotações possam levar produtores a aumentar a oferta da commodity.

No início do dia, uma garantia de que as taxas de juros seguirão baixas nos Estados Unidos e uma forte queda na produção norte-americana na semana passada, devido a uma tempestade de inverno no Texas, ajudaram tanto WTI quanto Brent a atingirem os mais altos níveis desde janeiro de 2020.

Mas o petróleo Brent para entrega em abril fechou em queda de 0,16 dólar, ou 0,2%, a 66,88 dólares por barril. O contrato abril expira na sexta-feira.

Já o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,31 dólar, ou 0,5%, para 63,53 dólares o barril, mais alto nível de fechamento desde maio de 2019.

Analistas disseram que o WTI ganhou força no final do dia, à medida que mais refinarias norte-americanas retomam operações após a tempestade de inverno no Texas –incluindo a unidade da Valero Energy em Port Arthur e a planta de Corpus Christi da Citgo Petroleum.

“Quanto mais refinarias voltarem ao trabalho, mais petróleo elas vão queimar e menos petróleo será estocado”, disse Bob Yawger, diretor de futuros de energia do Mizuho em Nova York.

No geral, porém, analistas destacaram que os ganhos desaceleraram nesta quinta-feira.

“Com o ímpeto indicando uma desaceleração uma semana antes da reunião da Opep+, o petróleo pode estar se posicionando para uma pequena correção”, disse Craig Erlam, analista sênior da OANDA, acrescentando que “ainda há muitos riscos baixisitas no mercado, e um deles é a união da Opep+ ficar sob pressão nos próximos meses”.

(Reportagem adicional de Julia Payne, em Londres, e Florence Tan, em Cingapura)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1O1NJ-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.