Principais companhias aéreas brasileiras registram lucro de R$ 4,5 bi no 1º trimestre

As três principais companhias aéreas brasileiras fecharam o primeiro trimestre deste ano com resultado líquido positivo de R$ 4,5 bilhões. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o número representa uma margem líquida positiva de 43,2% e está relacionado diretamente à recuperação do transporte aéreo no início de 2022. 

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Nos primeiros três meses, frente ao mesmo período do ano passado, as empresas aéreas brasileiras Latam, Gol e Azul aumentaram a oferta de voos em 49,3%, 39,6% e 14,6%, respectivamente, no mercado doméstico. Já em relação ao transporte de passageiros, houve aumento de 70,5% (Latam), 47,2% (Gol) e 19,3% (Azul).

O balanço patrimonial das empresas aponta que as receitas de serviços aéreos das três principais companhias aumentaram 111,7% em relação ao primeiro trimestre de 2021, enquanto os custos e despesas operacionais cresceram em 68,9%. A receita de passagens, por sua vez, aumentou 137,4% e representou 82,9% das receitas de serviços aéreos.

Em relação às cargas e mala postal, a alta foi de 12%, representando 7% do total. Entre custos e despesas, a Anac aponta que o maior custo em relação ao total do setor foi referente à combustíveis e lubrificantes (35,78%), seguido de pessoal (13,69%) e por seguros, arrendamentos e manutenção (12,83%).

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.