Principal partido da Tunísia reúne multidão de apoiadores com crescente apoio ao governo

TÚNIS (Reuters) – O maior partido político da Tunísia reuniu uma imensa multidão de apoiadores na capital do país neste sábado, em uma demonstração de força que pode alimentar uma disputa entre o presidente e o primeiro-ministro.

Em uma das maiores manifestações desde a revolução da Tunísia de 2011, dezenas de milhares de apoiadores do Ennahda marcharam pelo centro de Túnis gritando “O povo quer proteger as instituições!” e “O povo quer a unidade nacional!”.

A disputa se desenrolou em um cenário sombrio de ansiedade econômica, desilusão com a democracia e demandas concorrentes por reformas por parte de credores estrangeiros e do UGTT, o poderoso e principal sindicato trabalhista, enquanto o pagamento de dívida se aproxima.

O Ennahda, um partido islâmico moderado liderado pelo presidente do Parlamento, Rached Ghannouchi, apoiou o primeiro-ministro Hichem Mechichi em um impasse com o presidente Kais Saied sobre uma remodelação do gabinete.

Banido antes da revolução, o partido é membro da maioria das coalizões governamentais desde então e, embora sua participação nos votos tenha caído nos últimos anos, ainda detém a maioria dos assentos no Parlamento.

“Nacionalistas, islamistas, democratas e comunistas”, disse Ghannouchi à multidão, “estávamos reunidos durante a ditadura… e devemos nos unir novamente.”

A eleição mais recente, em 2019, resultou em um Parlamento fragmentado, ao mesmo tempo que impulsionou Saied, um independente, à presidência do país.

(Reportagem de Nvard Hovhannisyan)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.