Procon alerta para golpes virtuais com o nome do instituto

Com a colaboração de Agência de Notícias

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), juntamente com a Polícia Civil, fez um alerta sobre golpes virtuais que estão sendo realizados com o nome do instituto. Golpistas têm utilizado aplicativos de mensagens e portais da internet para se aproximar de pessoas e realizarem a fraude.

procon-alerta-golpes
Foto: Geraldo Bubniak

Um dos cidadãos foi roubado após receber mensagens pelo aplicativo WhatsApp afirmando que teria direito a R$ 20 mil da “Fundação Procon”, entidade que não existe.

“Para ter acesso a esse valor, o consumidor deveria fazer um Pix de R$ 78,00. Infelizmente ele enviou metade do valor. Claro que era golpe, ou seja, acabou perdendo esse dinheiro”,

destaca Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.

Ela aponta alguns detalhes que ajudam o consumidor a identificar golpes, como DDDs de outros estados, erros de português e informações inconsistentes, como a suposta vinculação do Procon-PR ao Ministério da Fazenda, por exemplo, ou entre órgãos que não possuem qualquer relação.

“Fica o alerta. Os Procons não se comunicam com o consumidor desta maneira e não exigem, de maneira alguma, depósitos de valores via Pix ou outros canais. Se você receber uma mensagem com esse teor, bloqueie, não entregue valores, não faça Pix, porque é golpe”,

acrescentou a coordenadora do Procon-PR.

Veja também:

Para não ser vítima, o cidadão deve sempre verificar se o final do endereço eletrônico é “.pr.gov.br” para órgãos do executivo estadual. Em caso de emissão de guia de pagamento, a orientação é que fique atento aos detalhes, como o destinatário do pagamento sendo o Governo do Paraná.

Veja como o golpe é aplicado:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.