Curitiba tem programa gratuito para pessoas que querem parar de fumar

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

No Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é um bom momento parar procurar ações e apoio para combater à dependência do cigarro. Em Curitiba, é ofertado acompanhamento gratuito para pessoas que querem largar a droga, a partir do Programa de Controle do Tabagismo.

Foto: Banco Mundial/ONU

Para participar do acompanhamento, basta que o fumante dê o primeiro passo: procure por essa ajuda na sua unidade de saúde de referência ou ligue para a Central Saúde Já Curitiba, que atende pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Como participar do programa:

O Programa de Controle do Tabagismo é ofertado gratuitamente a todos os moradores de Curitiba que fumam e que decidiram parar de fumar. O primeiro contato pode ser feito diretamente na Unidade de Saúde de referência ou pela Central Saúde Já Curitiba.

Quando o fumante liga na Central Saúde Já Curitiba com o intuito de fazer parte do programa, é atendido por um profissional da saúde, que fará uma abordagem com orientações iniciais e fará um agendamento de uma consulta virtual com a enfermagem.

Na ligação, a consulta pode ser marcada em até dois dias para uma avaliação clínica. Em seguida, após a consulta, o paciente recebe o link para participar do grupo virtual.

Na versão presencial do programa, as etapas são semelhantes. Na unidade de saúde, um profissional faz o atendimento e aplica um questionário sobre os hábitos de fumar do usuário e sua relação com o cigarro. A partir dessa primeira abordagem, é agendado um atendimento individual, com profissional capacitado, para avaliar o grau de dependência. A partir dessa avaliação, é traçado um plano de trabalho personalizado.

O usuário, então, é encaminhado a um dos Grupos de Controle do Tabagismo, ofertados nas unidades de saúde do município. Atualmente, há 225 usuários em tratamento em 45 grupos ativos, nos dez distritos sanitários de Curitiba.

Programa de Controle do Tabagismo

O programa é estruturado em encontros em que são discutidas as conquistas e as dificuldades dos participantes e estratégias para que consigam permanecer no propósito de parar de fumar.

São abordados temas como comportamentos, pensamentos e sentimentos dos participantes que são obstáculos para permanecerem sem o cigarro. Os pacientes recebem orientações sobre preocupações comuns como não aliviar o estresse cotidiano no cigarro ou buscar outras formas de relaxamento, como atividade física ou terapias ocupacionais.

Os grupos são multidisciplinares, reúnem profissionais de saúde, como médicos, psicólogos, nutricionistas, dentista, profissional de educação, entre outros. Há também o atendimento individual, quando necessário.

Benefícios de parar de fumar

Os benefícios de deixar o cigarro aparecem já nos primeiros dias: no primeiro, os pulmões passam a funcionar melhor; dois dias depois, o olfato e o paladar melhoram. E após um ano sem fumar, o risco de morte por infarto é reduzido à metade.

Incentivar o máximo de pessoas a parar de fumar é fundamental também para a gestão da saúde pública, porque o tabagismo é responsável por uma série de doenças crônicas que podem ser evitadas.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) elenca não só uma, mas 100 razões para parar de fumar, desde maior risco de agravamento da covid-19 até os custos econômicos para financiar o vício ou as perdas estéticas, como amarelamento dos dentes e envelhecimento precoce da pele.

Veja também:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano; no Brasil, são 161,6 mil mortes anuais atribuíveis ao cigarro. Assim, parar de fumar é escapar do maior risco evitável de adoecimento e mortes precoce.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.