Putin se encontra com chefe da urgência nuclear da ONU nesta terça-feira

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve se reunir, nesta terça-feira (11), com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, para discutir sobre a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. O encontro, que será feito de forma virtual, foi anunciado pelo Kremlin.

O diálogo acontece poucos dias após Putin assinar um decreto que torna a usina, a maior da Europa, como propriedade russa. Isso porque, na 6ª feira (5.out), o presidente promulgou os tratados de anexação de quatro cidades ucranianas a Moscou, incluindo Zaporizhzhia, oficializando a incorporação de 18% do território vizinho.

Grossi, assim como outros líderes, já anunciou que a anexação é ilegal e que reconhece a infraestrutura como propriedade da Ucrânia. Ele teme, no entanto, que os conflitos atinjam a usina, colocando em risco a segurança nuclear local, bem como da Europa. Para que isso não aconteça, é proposto uma desmilitarização da área em torno da infraestrutura.

“Quase todos os dias há bombardeios na região onde está localizada a usina nuclear e onde os trabalhadores da usina e suas famílias vivem. O bombardeio deve parar, imediatamente. Já está tendo um impacto na situação de segurança e segurança nuclear na usina”, disse o diretor-geral.

Informações SBT News