Quatro Barras recebe selo de boas práticas em cidades inteligentes

Agregar inovação e tecnologia no planejamento das cidades vem sendo o caminho para criar novos moldes de gestão e ampliar a oferta de serviços públicos de qualidade à população. Este modelo de pensamento e ações renderam a Quatro Barras, na última semana, o Selo Nível Aspiracional da Plataforma Connected Smart Cities 2022 – uma ferramenta que reconhece boas práticas em cidades inteligentes, concedido em parceria com a Spin – Soluções Públicas Inteligentes e a Urban Systems.

Em vias de consolidar PPP inovadora, município recebeu o Selo Connected Smart Cities, em São Paulo | Secretaria de Comunicação

A premiação se deu por mais um projeto inovador que o município está em vias de consolidar: a contratação de Parceria Público Privada (PPP) para implementação de avanços nos setores de iluminação, telecomunicações e energia. 

De forma pioneira, a cidade é a primeira do Paraná a buscar uma PPP que agregue três setores distintos, a fim de garantir economicidade e avanços estratégicos na prestação dos serviços públicos municipais. O contrato terá vigência de 25 anos, com previsão de investimentos em vários setores. 

PREMIAÇÃO – Representando o prefeito Loreno Tolardo, o vice-prefeito Jarbas Mocelin; o secretário de Obras, Levi Camargo; e o idealizador e responsável pelo Depto de Iluminação Pública, Gilson Sydor, compareceram ao Fórum Nacional da Connected Smart Cities, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, nos últimos dias 5 e 6 de outubro.

O selo entregue durante o evento pela Connected Smart Cities avaliou ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities, englobando Planejamento da Cidade Inteligente, Governança, Ecossistema de Inovação, Planejamento de Infraestruturas e Serviços de TIC, e Maturidade para Parcerias.

Ao receber o selo, o prefeito Loreno Tolardo disse que a premiação reflete os esforços do município e a nova visão de governo, hoje pautada na tecnologia e na sustentabilidade. “O selo nos traz uma motivação a mais para continuarmos implementando projetos inovadores, que busquem serviços mais efetivos, inteligentes, a favor do cidadão. É este molde de gestão que queremos para Quatro Barras”, destacou Tolardo.

INOVAÇÃO – A contratação da PPP em Quatro Barras visa impulsionar e modernizar os setores de iluminação, telecomunicações e energia. Entre as propostas está a melhoria da qualidade, uniformidade e eficiência do serviço de Iluminação Pública, com redução do consumo anual de energia elétrica para alimentação desses ativos em no mínimo 50%. 

Outra proposta é suprir a demanda de internet das edificações públicas através de links dedicados, melhorando a qualidade do serviço prestado aos munícipes nesses locais; integrar 76 locais de videomonitoramento por câmeras inteligentes ao Centro de Controle e Operação, e possibilitar a instalação de pontos de acesso a WI-FI público gratuito, promovendo a inclusão digital da população. 

Por fim, prevê a implantação de Usina Fotovoltaica de geração distribuída para compensação de créditos de energia das unidades consumidoras da Prefeitura, ampliando a produção de energia limpa. 

Tolardo disse que a iniciativa é inovadora e traz para Quatro Barras o conceito de cidade inteligente, que busca aliar desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente, o uso da tecnologia a favor dos serviços públicos e a constante melhoria da qualidade de vida da população. 

“Estamos dando um passo pioneiro no Estado e acredito que servirá de modelo para aprimorarmos outros setores. Hoje, as cidades inteligentes estão focadas no uso estratégico da tecnologia, da sustentabilidade e de um desenvolvimento harmônico, que gere oportunidades, valorizando ao mesmo tempo as características sociais, ambientais e culturais de seus territórios. Este é o caminho”, disse Tolardo, ao agradecer o empenho de toda a equipe que conduz o projeto.

Informações Prefeitura de Quatro Barras

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.