Regina Duarte critica Dia da Consciência Negra: “quando teremos o dia da Consciência Branca?”

O dia 20 de novembro é uma data marcada no Brasil pela celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. Atribuído ao aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, o dia entrou para o calendário do país com a finalidade de trazer a reflexão sobre questões raciais e, principalmente, a valorização da cultura afro-brasileira. No domingo (23), a atriz Regina Duarte, ex-secretária da cultura do governo Jair Bolsonaro (sem partido), publicou um vídeo do ator Morgan Freeman, em seu Instagram, para questionar a importância da data, discutir o racismo e pedir o “dia da consciência branca“.

“Quando teremos o Dia da Consciência Branca , Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas ? Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos… HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?”, escreveu Regina.

A declaração da atriz, de 74 anos, gerou polêmica na internet e foi acusada, inclusive, de cometer o crime de racismo. Até o momento ela não fez nenhuma declaração a mais sobre o assunto. Veja a publicação a seguir: