Rei Charles lll discursa ao parlamento britânico pela primeira vez

O rei Charles III discursou, nesta segunda-feira (12), pela primeira vez ao Parlamento britânico. Em cerimônia na Câmara dos Comuns, o monarca agradeceu as condolências prestadas pelos deputados e disse que seguirá “fielmente o exemplo altruísta” da rainha Elizabeth II, que, nas palavras dele, foi “um padrão para todos os príncipes vivos”.

Rei chegou ao Westminster Hall ao lado da rainha consorte, Camilla Parker | Reprodução/Twitter RoyalFamily

“Nos reunimos hoje em memória do notável período de serviço dedicado da Rainha às suas nações e povos. Sua falecida Majestade prometeu servir seu país e seu povo e manter os preciosos princípios do governo constitucional que residem no coração da nossa nação”, disse ele, ressaltando que o Parlamento é o instrumento vivo da democracia.

O rei chegou ao Westminster Hall ao lado da rainha consorte, Camilla Parker, marcando a primeira visita à sede do Parlamento. Entre os reunidos no local, também estava a primeira-ministra, Liz Truss, e o líder da oposição, Keir Starmer. 

Após deixar a Câmara dos Comuns, Charles deve seguir para Edimburgo, onde participará de uma procissão levando o caixão com o corpo de Elizabeth até a Catedral de St. Giles. Posteriormente, o monarca participará de um culto em homenagem à vida da rainha e, depois, se encontrará com o primeiro-ministro da Escócia, Nicola Sturgeon.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.