Rei Charles lll discursa ao parlamento britânico pela primeira vez

O rei Charles III discursou, nesta segunda-feira (12), pela primeira vez ao Parlamento britânico. Em cerimônia na Câmara dos Comuns, o monarca agradeceu as condolências prestadas pelos deputados e disse que seguirá “fielmente o exemplo altruísta” da rainha Elizabeth II, que, nas palavras dele, foi “um padrão para todos os príncipes vivos”.

“Nos reunimos hoje em memória do notável período de serviço dedicado da Rainha às suas nações e povos. Sua falecida Majestade prometeu servir seu país e seu povo e manter os preciosos princípios do governo constitucional que residem no coração da nossa nação”, disse ele, ressaltando que o Parlamento é o instrumento vivo da democracia.

O rei chegou ao Westminster Hall ao lado da rainha consorte, Camilla Parker, marcando a primeira visita à sede do Parlamento. Entre os reunidos no local, também estava a primeira-ministra, Liz Truss, e o líder da oposição, Keir Starmer. 

Após deixar a Câmara dos Comuns, Charles deve seguir para Edimburgo, onde participará de uma procissão levando o caixão com o corpo de Elizabeth até a Catedral de St. Giles. Posteriormente, o monarca participará de um culto em homenagem à vida da rainha e, depois, se encontrará com o primeiro-ministro da Escócia, Nicola Sturgeon.

Informações SBT News