Robôs catapultaram onda GameStop em plataformas de mídia social, diz estudo

Por Michelle Price

Loja da GameStop nos EUA

WASHINGTON (Reuters) – Bots nas principais plataformas de mídia social têm promovido as ações da GameStop e outros papéis, de acordo com uma análise da empresa norte-americana de segurança digital PiiQ. O estudo sugere que atores econômicos ou estrangeiros organizados podem ter desempenhado um papel no frenesi ocorrido em fóruns de investimentos do Reddit.

As ações da GameStop dispararam no mês passado depois que usuários do Reddit se uniram para colocar contra a parede fundos de hedge que haviam apostado contra a varejista de videogames e outras empresas. O presidente-executivo do Reddit, Steve Huffman, disse ao Congresso dos Estados Unidos neste mês que os bots, contas artificiais ou falsas com conteúdo automatizado, não desempenharam um “papel significativo” no tráfego de mensagens relacionado à GameStop no Reddit.

Porém, a análise da PiiQ Media das publicações no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube mostra que os bots usaram as plataformas para empurrar a ação da GameStop e outros papéis, embora não esteja claro o quão influentes eles foram no movimento geral.

Uma startup que se concentra em riscos de mídia social, a PiiQ disse que examinou padrões de palavras-chave como “Hold the Line” e o símbolo de ações da GameStop, “GME”, em conversas e perfis antes do frenesi de 28 de janeiro até 18 de fevereiro. Para comparação, também avaliou publicações em um conjunto não relacionado de ações.

A PiiQ disse que identificou “padrões de início e parada” diários muito semelhantes nas postagens relacionadas à GameStop, com atividades começando no início do dia de negociação seguida por um grande pico no final do pregão. Esses padrões são indicativos de bots, disse Aaron Barr, cofundador e diretor de tecnologia da PiiQ.

“Vimos padrões claros de comportamento artificial nas outras quatro plataformas de mídia social. Quando você pensa em conteúdo orgânico, ele é variável no dia, variável no dia a dia. Não tem exatamente o mesmo padrão todos os dias durante um mês”, disse ele.

Com base em seu sistema de pontuação de autenticidade, a PiiQ estima que há dezenas de milhares de contas de bots promovendo as ações da GameStop, e outros papéis além da Dogecoin, uma criptomoeda que entrou no frenesi. Milhares de contas falsas podem ser compradas por apenas 200 dólares, disse.

A empresa não analisou os dados do Reddit, mas Barr disse que espera ver um padrão semelhante de atividade no Reddit, indicando um gerenciamento coordenado de conversas como bots.

Um representante do Reddit não fez comentários além do testemunho de Huffman. Representantes do YouTube, Facebook e sua subsidiária Instagram não responderam aos pedidos de comentários. As plataformas de mídia social geralmente tentam eliminar bots, disse Barr.

Um porta-voz do Twitter disse que “bots” se tornou um termo abrangente que muitas vezes pode descaracterizar a natureza da conta. A empresa observa que os bots podem ser usados ​​em sua plataforma para fins criativos ou inovadores.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH1P1CM-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.