Rodado durante a pandemia, filme na Berlinale explora vida através do Zoom

BERLIM (Reuters) – O ano passado foi desafiador para os cineastas, que tiveram que enfrentar restrições de viagem do coronavírus e regras de distanciamento social para participar do que normalmente é uma atividade coletiva.

Mark Duplass

Mas um filme na programação do Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2021 adotou o espírito da pandemia como nenhum outro: “Language Lessons”, da diretora norte-americana Natalie Morales, é um drama encenado através do aplicativo de conversa Zoom e revela novas possibilidades artísticas.

No filme, Morales interpreta Carino, professora de idiomas da Costa Rica que dá aulas de espanhol por videochamada para Adam, dono de casa rico de Oakland, no Estado norte-americano da Califórnia, vivido por Mark Duplass até que um golpe emocional repentino transforma o relacionamento.

“Não sabíamos se iria funcionar”, disse Morales sobre o filme, gravado durante o verão por uma equipe reduzida totalmente da perspectiva das câmeras dos dois personagens.

“Não sabíamos como iríamos filmá-lo, se seria bom, se as pessoas iriam morrer de tédio ou se nós iríamos morrer de tédio”, acrescentou ela.

Duplass, que escreveu o roteiro com Morales, disse que se inspirou na experiência de fazer aulas de idioma virtuais durante o lockdown.

“Desenvolvemos um laço só pela tela. E eu pensei que esta poderia ser uma maneira interessante de fazer um filme com a limitação do lockdown da Covid”, disse ele.

Todos os filmes da Berlinale deste ano foram moldados pela pandemia durante sua gravação, e atores usam máscaras em vários deles.

(Por Hanna Rantala)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH221BT-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.