Samsung deve divulgar alta de 45% no lucro do 1º tri, esperam analistas

Por Joyce Lee

Sede da Samsung, em Seul, Coreia do Sul

SEUL (Reuters) – A Samsung Electronics deve divulgar alta de 45% no lucro de janeiro ao fim de março, impulsionada por vendas de smartphones e aparelhos domésticos como televisores, esperam analistas do setor.

O desempenho da companhia foi obtido mesmo com o resultado da divisão de chips despencando depois que uma tempestade suspendeu a produção de uma fábrica da companhia nos Estados Unidos por um mês.

Ficando mais tempo em casa por conta da pandemia de COVID-19, os consumidores esbanjaram dinheiro em uma série de produtos eletrônicos de alto custo, o que ajudou a causar uma escassez global de semicondutores.

Segundo média de estimativas de 16 analistas compilada pela Refinitiv, a Samsung deve divulgar lucro operacional de 9,3 trilhões de wons (8,2 bilhões de dólares) para o trimestre. Isso deve marcar o maior nível de lucro operacional da Samsung para um primeiro trimestre desde 2018. A receita deve mostrar aumento de 12%.

A empresa deve anunciar resultados preliminares na quarta-feira.

Especificamente, a divisão de dispositivos móveis teve um trimestre de destaque, beneficiando-se do lançamento do modelo Galaxy S21 em meados de janeiro, mais de um mês antes do habitual cronograma de lançamento anual dessa linha.

Os analistas estimam que a maior fabricante de smartphones do mundo conquistou cerca de 23% do mercado global no trimestre. Isso se deu graças ao lançamento do S21 e ao preço mais barato do que o normal para seus dispositivos premium, de acordo com a Counterpoint Research.

O S21, por exemplo, acabou sendo vendido a um preço 200 dólares mais baixo do que o S20. No mesmo trimestre do ano passado, a sul-coreana tinha 20% do mercado de smartphones.

Acessórios com alta margem de lucro, como fones de ouvido bluetooth, também tiveram bons resultados, afirmam analistas. Eles estimam que o lucro operacional dessa divisão provavelmente disparou de 1 trilhão de wons no ano passado para cerca de 4,15 trilhões de wons no primeiro trimestre.

A expectativa do mercado é que o lucro operacional de TVs e eletrodomésticos da Samsung mais que dobre, chegando a cerca de 1 trilhão de wons.

Apesar de uma demanda mundial enorme por chips, o lucro da divisão de semicondutores da Samsung deve ter caído cerca de 20%, para 3,6 trilhões de wons. Essa área foi atingida pela tempestade congelante que atingiu o Estado norte-americano do Texas em fevereiro e obrigou a fábrica da empresa na região a parar produção.

A Samsung disse que a produção voltou a níveis quase normalizados no final de março. Os analistas estimam as perdas relacionadas ao fechamento da fábrica no Texas em cerca de 300 bilhões a 400 bilhões de wons.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH340VA-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.