Mito ou verdade: tomar banho quente faz mal para a saúde? A temperatura da água do chuveiro pode causar caspa e problemas de pele?
Para esclarecer essa história, nada melhor do que conferir o que a ciência diz sobre tomar banho quente ou frio e seus impactos na saúde.
Antes de mais nada, se você já ouviu sua mãe (ou avó) dizendo pra não tomar banho quente, pode acreditar: a água em temperaturas muito altas remove a barreira natural de proteção da pele.
Além disso, também pode causar urticária – aquela vermelhidão na pele –, ressecamentos e irritações em várias partes do corpo. Como se não bastasse, o banho quente pode deixar o rosto oleoso, favorecendo o surgimento de espinhas.
A dermatologista Fernanda da Costa de Aguiar explica que a água quente “aumenta muito a produção da glândula sebácea e, na área que a gente quer reduzir a oleosidade, ela aumenta; e naquela região que a gente quer deixar bem oleoso e hidratado, como os braços e as pernas, fica bem seco”.
Tomar banho quente dá caspa?
Exagerar na temperatura do banho também é um prato cheio para a dermatite seborreica, a famosa caspa.
“Com o aumento da oleosidade também vai desencadear queda de cabelo e a descamação do couro cabeludo. Aí a pessoa pensa que lavar o cabelo vai resolver, mas na verdade o problema está na temperatura da água do banho”, completa a médica.
Para evitar esses problemas, a recomendação é que a água fique em torno dos 37°C, semelhante à temperatura do corpo humano.
“No chuveiro a gás você consegue ver o medidor, e no chuveiro elétrico, é só colocar a água em um copo e usar um termômetro simples, de farmácia, para medir a temperatura”, acrescenta a dermatologista.
Não consigo tomar banho quente, e agora?
Caso você não consiga mudar o hábito, a sugestão é apressar o banho. Além disso, a médica também dá uma dica de ouro para evitar o ressecamento da pele.
“Logo que sair do banho, seque a pele e, nos primeiros minutos, já use algum hidratante. O manto lipídico está mais fino, os poros estão mais dilatados e a hidratação vai ser mais profunda e eficaz”, assegura Fernanda.
Por outro lado, será que o banho frio traz benefícios? A resposta da profissional é: com certeza. A temperatura mais baixa da água ajuda o sistema imunológico – e nem precisa ser um banho longo.
“A gente fala em questão de 2 a 3 minutinhos de banho frio, depois pode colocar na temperatura morna, fica excelente para o corpo e a pele vai ficar até mais brilhosa”, garante a especialista.