O câncer de boca é mais comum entre os homens e está muito relacionado ao alcoolismo e tabagismo. A Secretaria de Saúde de Curitiba alerta que mudanças no estilo de vida podem ajudar na prevenção.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, somente em Curitiba, em 2023, serão registrados no total 140 novos casos de câncer de boca, sendo 110 em homens e 30 em mulheres.
O câncer bucal é o quinto mais frequente em homens e o décimo sexto em mulheres.
A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Gubert, afirma que os novos casos de câncer vêm acontecendo não em razão não apenas do envelhecimento populacional, mas do estilo de vida.
Viviane destaca que o diagnóstico precoce é determinante para a cura e é fundamental que as pessoas estejam atentas a sinais e lesões persistentes na boca, como feridas que não cicatrizam em até 15 dias, manchas vermelhas ou brancas, inchaço e dor na boca ou na língua.
Vale ressaltar que a Secretaria Municipal da Saúde mantém clínicas odontológicas em 108 Unidades de Saúde de Curitiba e o agendamento de consultas com a equipe de saúde bucal pode ser feito pelo aplicativo Saúde Já Curitiba ou na própria Unidade de Saúde de referência do usuário.
Eventos
Nesta sexta-feira (24), acontece a 35ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Lesões Cancerizáveis de Boca, organizado pelo serviço de cirurgia do Hospital Erasto Gaertner em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
Veja também:
- Paraná passa de 3 mil casos de dengue desde julho
- Curitiba terá nova edição de curso que ensina idosos a usarem o celular
O evento que tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca, acontece na Boca Maldita, das 8h às 17h.
Além disso, na quinta-feira (29) servidores da SMS participarão de capacitação on-line sobre câncer Bucal.
*Com supervisão de Gabriel Sartini