O câncer de mama é considerado o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e os primeiros sintomas são percebidos pelo autoexame.
De acordo com a mastologista Danila Hubie, os principais sintomas do câncer de mama são nodulação de mama e a mulher pode notar uma alteração na pele, como um endurecimento. Além disso, a pele pode ficar mais rugosa, semelhante a uma casca de laranja”.
“Pode ter coceira no mamilo, descamação, sangramento, saída de líquido. Além do abaulamento que o nódulo pode fazer, pode ser também uma retração cutânea. É importante a mulher estar sempre atenta a qualquer alteração na mama”, alertou a mastologista.
VEJA TAMBÉM:
- Mulher com os maiores seios do Brasil tem sonho realizado pelo Tá na Hora Paraná
- Câncer de mama afeta 5% das mulheres mais jovens: entenda
Câncer de mama: prevenção
A médica Danila Hubie também alerta para que a partir dos 40 anos de idade, a mulher já faça uma mamografia anual e, dependendo do tipo de mama, pode ser que ela tenha que complementar com outro exame.
No entanto, em casos de câncer na família em idades mais precoces, o recomendado é que esses exames sejam feitos mais cedo.
“O câncer de mama ainda é a principal causa de óbito de mulher. No entanto, os tratamentos avançaram, alcançando mais cura do que antigamente”, afirmou a mastologista Danila Hubie.