Dezembro Vermelho: Curitiba tem quase 19 mil pessoas vivendo com HIV

O dia 1º de dezembro marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e o início do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a doença. Em Curitiba, atualmente há 18.889 pessoas vivendo com o HIV, e o teste para diagnóstico é feito de forma gratuita nas unidades de saúde.

dezembro-vermelho-curitiba
Foto: Adobe Stock

A Aids é uma doença causada pelo HIV, o vírus da imunodeficiência humana. A principal forma de contaminação do vírus é por meio sexual, com o vírus transmitido em relações sexuais sem preservativo.

A transmissão também é possível pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando as medidas de prevenção não são tomadas.

HIV e Aids não são a mesma coisa: uma pessoa pode ser soropositiva, mas pode viver anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença.

Números da Aids em Curitiba e no Paraná

Desde o início da epidemia da Aids, na década de 1980, a capital paranaense teve 14.137 casos notificados de Aids, sendo 10.131 homens e 4.238 mulheres. 

Já o total de notificações de infecção pelo HIV foi de 8.888, sendo 6.680 homens e 2.208 mulheres. Foram registrados 4.136 óbitos no período. 

Em 2021, foram diagnosticados 803 novos casos, e 778 em 2022. Todos os dados são da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Em todo o Paraná, no ano passado foram notificados 941 casos de Aids, com 558 óbitos pela doença. Também foram 2.261 casos de HIV diagnosticados. Com dados ainda preliminares da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em 2023 o Estado teve 655 casos de Aids, 124 mortes e 1.950 casos de HIV.

Como obter teste e tratamento para HIV em Curitiba

No Brasil, os medicamentos para controle do HIV/Aids são distribuídos única e exclusivamente de forma gratuita pelo SUS. Em Curitiba, a população pode buscar o teste e orientações sobre o HIV em todas as 109 Unidades de Saúde, no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) e Centro de Especialidades Salgado Filho. 

O HIV pode e deve ser tratado, já que é um vírus que pode enfraquecer muito o sistema imunológico caso não tenha o devido acompanhamento.

O atendimento médico é realizado em todas unidades de saúde da Atenção Primária da capital e os medicamentos são disponibilizados nas seguintes Unidades de Dispensação de Medicamentos:

  • Centro de Especialidades Santa Felicidade
    • Av. Toaldo Tulio, 2500 – São Braz
    • Horário de atendimento: 13h às 19h
  • Centro de Especialidades Salgado Filho
    • Av. Salgado Filho, 5265 – Uberaba
    • Horário de atendimento: 7h às 18h
  • Centro de Orientação e Aconselhamento – COA 
    • Rua do Rosário, 144 – 6º andar – São Francisco
    • Horário de atendimento: 8h às 17h
  • Centro de Especialidades Vila Hauer
    • Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer
    • Horário de atendimento: 7h30 às 18h
  • Unidade de Saúde Monteiro Lobato
    • Rua Olívio José Rossetti, 538 – Tatuquara
    • Horário de atendimento: segundas e quartas a partir das 14h; quintas a partir das 11h

Também é possível solicitar o autoteste pelo site www.ahoraeagora.org que poderá ser enviado à pessoa pelos correios ou ser retirado nos armários da rodoferroviária de Curitiba. Uma outra maneira é comprando autotestes, vendidos em farmácias.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.