O Dia D de vacinação contra gripe acontecerá neste próximo sábado (13), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – os populares postinhos, em todo o Paraná. A imunização da Influenza ocorrerá no período das 8h às 17h, a depender da programação de cada cidade.
A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e Ministério da Saúde. A expectativa da mobilização é aplicar cerca de 200 mil vacinas no estado paranaense.
Segundo dados do Vacinômetro, até o momento, cerca de 9,20% da população-alvo foi vacinada desde o início da campanha, em 25 de março – a meta é atingir 90% no Dia D de vacinação contra a gripe.
Quem tem prioridade para tomar a vacina contra gripe?
Os grupos prioritários para receberem a vacina no Paraná reúnem 4.574.841 pessoas. Veja quem faz parte desse público:
- Crianças de seis meses a menores de seis anos;
- Crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos;
- Trabalhadores da área da saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas com mais de 60 anos de idade;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- E profissionais das forças armadas.
Além desses grupos de pessoas, também fazem parte do público-alvo prioritário: pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; quilombolas; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Outros imunizantes estarão disponíveis no Dia D de vacinação
Além do imunizante da gripe, estarão disponíveis outros imunizantes, de acordo com o estoque disponível nas UBS. As vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização que estarão dispostas além da Influenza, são:
- Hepatite B;
- Pentavalente;
- Vacina Inativada Poliomielite (VIP);
- Vacina Oral de Poliomielite (VOP);
- Pneumocócica 10 Valente;
- Meningocócica C;
- Meningocócica ACWY;
- Tríplice Viral (SCR);
- Varicela;
- Hepatite A;
- Febre Amarela;
- Rotavírus;
- HPV, DTP e DTPa.
Também estão vigentes as campanhas de imunização contra a dengue, nos 47 municípios contemplados das Regiões de Apucarana, Foz do Iguaçu e Londrina, e contra a Covid-19.
Secretário de Estado da Saúde convoca todos os paranaenses para o Dia D de vacinação
O Dia D de mobilização nacional para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontecerá neste sábado (13).
A escolha do dia no final de semana é proposital para facilitar às pessoas que tem dificuldades de acesso às unidades de saúde, e até mesmo para os trabalhadores que não conseguem comparecer nos dias úteis.
Diante disso, o Governo do Estado estará disponibilizando 1.351 salas de vacinação e 10,9 mil profissionais de prontidão em todo o Paraná, para atender a população.
O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, faz um apelo aos cidadãos para que não percam esse dia importante de vacinação.
Queremos convocar os paranaenses para mais um Dia D de vacinação, especialmente para a imunização contra a gripe, e reforçar a importância de manter a imunização em dia. Com o apoio dos municípios e a colaboração da população do Estado, ampliaremos nossa cobertura vacinal e aumentaremos a proteção contra doenças que podem ser prevenidas.
Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto
Segundo Preto, é essencial que as pessoas se vacinem principalmente antes do Inverno chegar. Assista o comunicado do Secretário:
Ao todo, o Estado já recebeu 2 milhões de doses para a campanha de 2024. Até o final da vacinação, serão mais de 4 milhões de doses em todo o Paraná.
Leia também no Massa News: