A cada mil brasileiros, apenas 16 são doadores de sangue

No Dia Mundial do Doador de Sangue, biomédicos reforçam a importância desse gesto que pode salvar até 4 vidas

A doação de sangue é um ato de solidariedade. Essa atitude simples, rápida e segura pode salvar a vida de até quatro pessoas. Nesta quarta-feira (14) é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

dia-mundial-do-doador-de-sangue
Foto: Michelle Gordon-Pixabay

Dados de 2022 do Ministério da Saúde mostram que 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.

“Apesar de estar dentro dos indicadores da OMS, precisamos conscientizar as pessoas sobre esse importante gesto humanitário, que é seguro e de fundamental importância à toda sociedade; especialmente nos dias mais frios, quando as doações diminuem”, reforça o presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6), Thiago Massuda.

Doação de sangue no Paraná

As doações de sangue no Paraná podem ser feitas no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Curitiba, Cascavel, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Apucarana e demais Unidades de Coleta e Transfusão de Sangue no Estado.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

Dúvidas comuns sobre doação de sangue

“A conscientização sobre a importância da doação e a desmistificação desse gesto devem ser rememoradas sempre para que nossa população adquira o hábito de doar sangue e entenda a grandeza desse lindo gesto que salva vidas”, destaca o biomédico do CRBM6, especialista em Hematologia Clínica e Laboratorial, Caio Bellini.

Para tirar algumas dúvidas comuns sobre o gesto de doar sangue, Bellini responde às questões:

1) Doar sangue é seguro?
Sim. O volume de sangue coletado gira em torno de 450ml, lembrando que nosso organismo tem volume médio de 5 litros. Por isso, é uma quantidade segura e suficiente para salvar até quatro vidas.

2) Posso pegar alguma doença ao doar sangue?
Não, todos os materiais utilizados na doação de sangue são estéreis e descartáveis.

3) Quanto tempo o organismo leva para repor o sangue doado?
Nosso corpo repõe o volume da doação nas primeiras 72h após a doação.

4) A doação de sangue afina ou engrossa o sangue?
A doação de sangue não afina nem engrossa o sangue. Após a doação, existe a reposição do volume e componentes do sangue pelo próprio organismo até atingir um equilíbrio existente antes da doação.

5) Quem teve covid-19 pode doar sangue?
Quem tomou a vacina deve aguardar 7 dias após a aplicação para doação. Quem teve a covid-19 deve aguardar um período de 15 dias após a cura da doença.

6) Há algum substituto para o sangue?
Não há nenhum substituto para o sangue. O paciente que necessita de transfusão irá receber os materiais que lhe carecem. Por exemplo, paciente em quimioterapia que apresentam anemia grave, irá receber concentrado de hemácias; pacientes leucêmicos com contagens de plaquetas baixíssimas irão receber concentrado de plaquetas. A transfusão é adaptada à necessidade do receptor.

7) O que é preciso para doar sangue?
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

8) É necessário estar em jejum para doar sangue?
O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.

9) Quanto tempo dura a doação de sangue?
O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) dura em média 40 minutos.

10) Quantas vezes por ano posso doar sangue?
Para homens, o intervalo mínimo entre as doações é de 60 dias (com até quatro doações no período de 12 meses). Para mulheres, o intervalo mínimo é de 90 dias (com até três no período de 12 meses).

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.