A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta nesta quarta-feira (24) sobre a grave falta de sangue dos tipos O+ e O-. Os estoques atuais são suficientes para apenas dois dias, uma situação crítica para o sistema de saúde, e o apelo para doação de sangue no Hemepar é urgente.
Queda nas doações preocupa
Apesar de 113.755 bolsas de sangue terem sido doadas no Paraná em 2023, a demanda por sangue tipo O+ e O- é constante e a aproximação do inverno preocupa as autoridades de saúde. Com o frio, as pessoas tendem a ficar mais em casa, reduzindo o número de doações.
“O frio é um grande dificultador da doação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “É importante reforçar a importância deste ato, absolutamente indispensável no salvamento de vidas”, completa, pedindo que os paranaenses procurem o Hemepar mais próximo para fazer a doação de sangue.
Quem pode doar?
Para ser um doador de sangue, é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos completos;
- Pesar no mínimo 51 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar bem alimentado e hidratado;
- Apresentar um documento com foto.
- Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.
A importância da doação
O sangue doado é utilizado em diversos tipos de tratamento, como cirurgias, acidentes, tratamentos contra o câncer e doenças crônicas.
- Wegovy: novo remédio para perda de peso chega às farmácias
- Paraná cria força-tarefa para aumentar vacinação
A demanda por sangue é constante e a falta desse recurso pode colocar vidas em risco.
Como agendar a doação?
Agendar a doação é simples e rápido. Basta acessar o site do Hemepar, clicar no botão Agendar e selecionar sua cidade. Em seguida, é só escolher um dos horários disponíveis e garantir o agendamento para fazer sua doação.