Febre oropouche em Curitiba: dois casos são confirmados

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou dois casos da febre oropouche em Curitiba. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20).

febre-oropouche-curitiba
Foto: Divulgação

Os casos foram confirmados em duas pessoas que foram para Manaus (AM) e voltaram para Curitiba no início de janeiro deste ano. Os pacientes infectados receberam tratamento de dengue devido aos sintomas parecidos. Além disso, não existe o mosquito transmissor da febre oropouche no Paraná.

A doença tem preocupado as autoridades e a Secretaria Estadual da Saúde do Amazonas confirmou 1.134 casos em 2024. Os casos de Curitiba foram confirmados em 6 e 8 de janeiro. Não há divulgação de outros casos da febre oropouche no Paraná.

O que é a febre oropouche?

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) relatou que a febre oropouche é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus de mesmo nome. O arbovírus tem sintomas parecidos com a dengue.

Veja também:

A doença infecta os seres humanos através da picada do mosquito Culicoides paraensi. A secretária Beatriz Battistella destaca que a transmissão da febre oropouche em Curitiba pode acontecer também pelo Aedes aegypti.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.