Curitiba registrou mais 28 casos de hepatite A na última semana, de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Ao todo, em 2024, a capital paranaense registra 338 confirmações da doença.
Segundo o informe, publicado nesta segunda-feira (17), a cidade confirma cinco mortes e um transplante hepático em decorrência da contaminação pela hepatite A.
O alto número de casos de 2024 caracteriza surto da doença em Curitiba. Na série histórica da hepatite A na capital paranaense, entre 2012 e 2023, foram confirmados 134 casos, com baixo número de registros anuais.
Atualmente, a faixa etária mais predominante é dos adultos jovens, entre 20 e 39 anos, sendo a maioria homens, com 246 confirmações (72,7%); as mulheres respondem por 92 casos (27,3%).
Veja também:
- Emprego em Curitiba: mutirão oferta 800 oportunidades para migrantes
- Inscrições para o PSS de Curitiba são prorrogadas: veja nova data
Hepatite A em Curitiba
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, a velocidade com que estão sendo registradas novas confirmações de hepatite A em Curitiba motivou reuniões da SMS com equipes de epidemiologia do Ministério da Saúde para introdução de novas estratégias de controle do surto na cidade.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, o Ministério da Saúde sinalizou com a possibilidade de introduzir a vacinação contra a doença para públicos específicos, considerados de risco, estratégia que está sendo estruturada e será divulgada assim que definida.