O Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), no Oeste do Paraná, foi habilitado para realizar transplante de rim. A medida foi tomada após a publicação da portaria feita pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (6).
A proposta teve apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa). A decisão foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), recebendo parecer favorável do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A unidade já é referência na região para os transplantes de fígado e medula.
Anteriormente, o serviço era prestado pelo Hospital do Coração Nossa Senhora da Salete, entretanto as atividades foram encerradas em outubro em 2022.
Veja também:
- Setembro Amarelo: CVV lança campanha ‘Acolher é cuidar’
- Paraná tem 31 pessoas na lista de espera por transplante de coração
Atualmente, 1.925 pacientes aguardam na fila por um transplante de rim no Paraná. No ano passado, o Sistema Estadual de Transplantes (SET) registrou 471 procedimentos realizados, sendo 21 na macrorregional de Cascavel – feitos pelo Hospital Nossa Senhora de Salete, que só parou de funcionar em outubro, e pela Policlínica de Pato Branco.
Até o mês de agosto de 2023, 318 transplantes foram efetivados em todo Paraná, sendo 12 na macrorregional Oeste.