O segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mostrou que Curitiba está com índice de infestação do mosquito da dengue em 0,1%.
O número é bem abaixo de 1%, que é o indicador a partir do qual os municípios devem entrar em alerta para a infestação do mosquito.
O Ministério da Saúde indica que, para se ter o melhor controle do Aedes aegypti, o indicador deve ser de, no máximo, 1%. Entre 1% e 3,99%, o município entra em alerta para infestação pelo mosquito. E acima de 3,99%, o município é considerado com alto índice de infestação pelo Aedes aegypti.
Veja também:
- Quais foram os dias mais quentes registrados no Paraná?
- Governo do Paraná pode reduzir ICMS do gás natural para 12%
Em Curitiba, para este segundo LIRAa de 2023, foram vistoriados 22.760 imóveis como residências, estabelecimentos comerciais, terrenos baldios e escolas, no último mês de novembro.
Curitibanos devem ficar atentos com o mosquito Aedes Aegypti
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, é preciso que a população se mantenha muito atenta.
“Os próximos meses são de temperaturas mais altas, o que favorece a transmissão da dengue. Além disso, o estado do Paraná vive uma epidemia de dengue. Portanto, é preciso atenção com as viagens para o litoral e interior do estado”.
reforça Beatriz.
Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, é importante que as pessoas usem repelente ao se expor em áreas atingidas. Além de vestir calças e camisas de mangas compridas para proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar e utilizar mosquiteiros sobre a cama, telas em portas e janelas.
Boletim informativo da dengue
No último boletim informativo da dengue, que registra números de janeiro a outubro de 2023, Curitiba confirmou 605 casos da doença, sendo que 31 são autóctones, ou seja, que a contaminação aconteceu na cidade.
Enquanto em 2022, foram contabilizados 227 casos em Curitiba, dos quais cinco eram autóctones.
Sintomas da dengue
Os sintomas mais comuns da dengue são:
- Febre alta (usualmente entre 2 e 7 dias) associada a dois ou mais dos itens abaixo;
- Náuseas ou vômitos;
- Manchas vermelhas no corpo;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor de cabeça ou dor atrás dos olhos;
- Mal estar;
- Falta de apetite.
*Com supervisão de Gabriel Sartini