A partir da próxima segunda-feira (26), a Secretaria do Meio Ambiente vai realizar o Mutirão Curitiba sem Mosquito. A ação é para evitar a dengue e alertar a população para a eliminação de materiais que acumulam água.
Os caminhões de coleta vão percorrer 16 quarteirões em torno da Unidade de Saúde Irmã Tereza de Araújo, no bairro Boqueirão, nos dias 26, 27 e 28 de junho. Já no bairro Pinheirinho, serão 18 quarteirões em torno da Unidade de Saúde Concórdia, nos dias 26 e 27 de junho.
A orientação é que a população faça uma vistoria detalhada em suas casas ou comércios em busca de materiais que podem acumular água. Um exemplo dos itens são pneus velhos, vasilhames vazios, entulhos de construção civil e objetos que podem ser descartados.
Veja também:
- Covid-19 em Curitiba: casos diminuem 16% nos últimos sete dias
- Central Saúde Já Curitiba amplia videoconsultas para novo grupo
Vistoria preventiva
Os moradores dos bairros Boqueirão e Pinheirinho estão recebendo a visita dos agentes de endemias da Prefeitura de Curitiba em vistoria preventiva para identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Dengue em Curitiba
O boletim da dengue desta semana aponta que Curitiba confirmou 382 casos de dengue, sendo que 12 são autóctones, ou seja, que a contaminação aconteceu na cidade. O informativo registra números de janeiro a maio de 2023.
Os 12 casos autóctones de 2023 foram identificados nos bairros Atuba (3), Boqueirão (1), Centro (2), Guaíra (1), Santa Cândida (1), Tatuquara (2), Uberaba (1) e Umbará (1). Todos os pacientes se recuperaram, sem a necessidade de internação.