A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Paraná registrou 3.650 casos de câncer de mama em 2022, o terceiro número da região Sul do Brasil.
Em todo o país, são mais de 60 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil, sendo 1% em homens. Ainda na região sul, o Rio Grande do Sul teve 3.720 casos, e Santa Catarina registrou 3.800 registrados.
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 novos casos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100 mil mulheres.
O aumento dos números preocupa especialistas e profissionais da saúde, visto que, a doença está associada a cerca de mais de 17 mil mortes por ano.
Paraná tem mais de 3 mil casos de câncer de mama
Segundo a professora Suellen Vienscoski Skupien, do Curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, o principal sintoma da doença é um nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, que afeta pessoas de diferentes faixa etárias.
“Esse tipo de tumor é mais comum em mulheres acima dos 60 anos, porém, vale lembrar que as mulheres mais jovens, também podem desencadear a doença. Outro sintoma que pode aparecer são caroços nas axilas e pescoço, comenta.
Para a especialista um dos problemas para a alta incidência de casos é o diagnóstico tardio e a falta de conscientização da população, que acredita que o câncer de mama se configura apenas em mulheres mais velhas, o que dificulta a realização de exames.
- Veja como agendar mamografia em Curitiba pela Central Saúde Já
- Câncer de mama pode afetar 74 mil mulheres do Brasil em 3 anos
“Apesar da mamografia ser indicada para pessoas acima dos 50 anos, é fundamental realizar os exames de rotina, como o papanicolau, ultrassonografia do útero e, principalmente, o autoexame das mamas, que pode facilitar um possível diagnóstico”, completa.
Grupo Massa apresenta: Outubro Rosa Lojas Colombo
No dia 26 de outubro, mais um megaevento produzido pelo Grupo Massa com foco na conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama: é o Outubro Rosa Lojas Colombo!
A edição deste ano acontece na Live Curitiba e conta com o espetáculo Boate Azul, com a participação das duplas Gian e Giovani e Edson e Hudson com o melhor do sertanejo. Os ingressos estão à venda no Disk Ingressos.
Todo o valor arrecadado com o projeto é destinado ao Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento de câncer no Paraná. Em todos os anos de projeto, mais de R$ 1 milhão já foi destinado ao hospital.
O Outubro Rosa Grupo Massa Lojas Colombo é uma causa apoiada por Lojas Colombo, Nissei, Odonto Excelence e Mili, com realização do Grupo Massa e apoio do Instituto Solange Massa e Hospital Erasto Gaertner.