Febre, dor de cabeça e dores musculares. Esses são alguns sintomas da dengue, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que podem se manifestar nos indivíduos infectados. Os sinais da doença variam de acordo com a gravidade da infecção.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve 262, 2 mil casos prováveis da doença nos primeiros meses de 2024 e, até a última sexta-feira (2), o país havia registrado 29 mortes por dengue.
A maioria dos doentes se recupera, mas alguns casos podem progredir para formas graves, inclusive indo a óbito. As mortes podem ser evitadas e dependem da qualidade da assistência de saúde prestada.
Quais são os sintomas da dengue?
A primeira manifestação da doença é a febre (39°C a 40°C) de início repentino, que dura entre 2 a 7 dias. Além disso, o sintoma pode vir acompanhado de dor de cabeça, dores musculares e dor atrás dos olhos.
De acordo com o Ministério da Saúde, ao apresentar os sintomas o doente deve procurar um serviço de saúde para receber tratamento e diagnóstico.
- Vacina contra dengue será distribuída na próxima semana
- Paraná tem 5,1 mil novos casos e mais três óbitos por dengue
Se o período de febre permanecer, o paciente deve ficar atento a piora do estado de saúde. Os sintomas podem indicar uma dengue mais forte, conhecida como dengue grave ou hemorrágica.
A infecção por dengue também pode ser assintomática ou apresentar quadros leves.
Principais sintomas da dengue:
- Febre alta;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas no corpo.
Sintomas da dengue grave:
- Dor abdominal;
- Vômitos;
- Acúmulo de líquidos;
- Hipotensão postural e/ou lipotímia;
- Sangramento de mucosa;
- Hemorragia.
Com supervisão de Luana Lopes.