Após a divulgação de um estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que revela a presença de teor alcoólico em pães de forma, muitos brasileiros ficaram preocupados com o teste do bafômetro.
A pesquisa foi feita com as marcas de pão de forma mais populares do Brasil e o resultado indicou que todas elas possuem, em maior ou menor grau, álcool em sua composição. Alguns pães têm teor alcoólico que podem comprometer o teste do bafômetro.
De acordo com o SBT News, foram analisados os pães da Pullman, Visconti, Bauducco, Wickbold 5 zeros, Wickbold sem glúten, Wickbold leve, Panco, Seven Boys, Wickbold e Plusvita.
Veja também:
- Pães de forma têm álcool e podem comprometer bafômetro
- Remédios podem ficar mais baratos com reforma tributária: veja lista
No entanto, o estudo da Proteste analisou que o consumo de duas fatias dos pães Visconti, Bauducco e Wickbold 5 zero poderiam alterar o resultado do teste do bafômetro e até mesmo levar motoristas a terem o carro e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendidos ou serem presos em flagrantes.
Veja lista de pães com teor alcoólico que podem comprometer o teste do bafômetro
De acordo com a legislação, a quantidade de álcool em um teste do bafômetro não pode passar de 0,04 mg/l, mas em um deles o valor chega a ser três vezes maior: 1,69 mg/l. Veja lista:
- Visconti (1,69%);
- Bauducco (0,59);
- Wickbold 5 zeros (0,45).
As demais marcas analisadas estão abaixo ou na marca do valor limite estipulado pela lei nacional.