A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba vai oferecer testes rápidos de Hepatites B e C e HIV nesta sexta-feira (28), no Dia Mundial das Hepatites Virais.
O evento, que acontecerá no Sesc da Esquina, também vai contar com orientações e informações sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças.
“As hepatites virais são doenças silenciosas, por isso é importante a oferta de testes para identificar a contaminação”,
diz o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.
O médico ressalta que são oferecidas as vacinas contra as hepatites A e B no calendário vacinal das crianças. Para os adultos que não se vacinaram na infância, é possível se imunizar contra a Hepatite B nas unidades de saúde do SUS curitibano.
“São necessárias três doses para garantir a imunidade contra a Hepatite B. Quem não sabe se foi vacinado na infância, deve se proteger contra a doença”,
reforça Alcides Oliveira.
Vacinas pendentes
No ícone “carteira de vacinação” e depois em “pendentes” do Aplicativo Saúde Já Curitiba, os curitibanos conseguem ver as doses que não foram tomadas. Caso esteja indicada a aplicação, basta buscar a Unidade de Saúde de referência.
Veja também:
- Curitiba estende horário de vacinação em 12 unidades de saúde
- São José dos Pinhais tem campanha de vacinação contra a meningite
A Secretaria Municipal da Saúde enviou mensagens pelo aplicativo para todas as pessoas acima de 30 anos que estão com a vacina contra a Hepatite B pendente.
Se a pessoa perdeu o prazo de aplicação entre as doses, pode retomar o esquema vacinal para completar as três aplicações necessárias para garantir a imunidade contra a doença. O intervalo recomendado é de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entra a primeira e a terceira dose.
Os testes rápidos oferecidos no evento do Dia Mundial das Hepatites Virais é aberto ao público e acontece das 9 às 16h. A equipe do Centro de Orientação e Aconselhamento de Curitiba (COA) vai acolher as pessoas que receberem diagnóstico positivo, encaminhando imediatamente para o tratamento, disponível pelo SUS Curitibano.