A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite do Ministério da Saúde começa nesta segunda-feira (27) em todo o Paraná. A imunização segue até o dia 14 de junho, e no dia 8 está programado o Dia D de mobilização estadual.
Pais e responsáveis devem reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a polio. As doses estarão disponíveis a partir de segunda-feira (27) nas mais de 1.850 salas de vacinação em todos os 399 municípios.
Os municípios terão autonomia para definir a estratégia mais adequada para a mobilização da imunização, de acordo com a realidade local.
No Paraná, a expectativa é que 717.915 crianças menores de cinco anos recebam a vacina contra a pólio. Aquelas menores de um ano (139.732) deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário (três doses da vacina inativada poliomielite — VIP).
As crianças de um a quatro anos (578.183) devem ser vacinadas indiscriminadamente com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido o esquema primário de três doses com VIP.
O que é a poliomielite
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
- Fazenda Rio Grande ganha novo hospital na segunda-feira
- Hepatite A em Curitiba: 5 mortes e 228 casos são confirmados
- Zolpidem será vendido apenas com receita azul, define Anvisa
A vacina contra a poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.