Senado aprova MP de R$2,5 bi para adesão à Covax Facility

BRASÍLIA (Reuters) – O Senado aprovou nesta quarta-feira a Medida Provisória 1004, que abre crédito de 2,5 bilhões de reais para o ingresso do Brasil em instrumento de acesso global de vacinas contra a COvid-19, a Covax Facitlity.

Vacinação contra Covid-19

A MP, que segue à promulgação, uma vez que não sofreu alterações durante a tramitação no Congresso Nacional, perderia a validade se não fosse votada pelo Senado nesta quarta-feira.

A participação do Brasil no consórcio Covax, iniciativa conjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gavi e da Coalition for Epidemic Preparedeness Innovations (CEPI), já havia sido viabilizada pela Lei 14.121, derivada da MP 1003, sancionada com vetos pelo presidente Jair Bolsonaro.

“A adesão ao mecanismo financeiro permitirá o acesso do país a portfólio de nove vacinas em desenvolvimento, além de outras em prospecção. Com a diversificação de possíveis fornecedores, aumentam as chances de acesso da população brasileira à vacina no menor tempo possível, de modo a mitigar os impactos da pandemia da Covid-19 sobre a saúde pública, além das repercussões sociais e econômicas atualmente enfrentadas”, argumenta o parecer do relator da MP no Senado, Marcos Rogério (DEM-RO).

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH221LA-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.