Senadores dos EUA se apressam para ajustar plano de auxílio de US$1,9 tri antes de votação

Por Richard Cowan

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. 29/01/2021. REUTERS/Kevin Lamarque.

WASHINGTON (Reuters) – As negociações em torno do projeto de lei de alívio à Covid-19 no montante de 1,9 trilhão de dólares –proposto pelo presidente norte-americano, Joe Biden– entram em marcha acelerada nesta semana, conforme o Senado do país começa a debater o abrangente texto e parlamentares disputam a inclusão de projetos preferidos, como conectividade de banda larga.

O senador Angus King, parlamentar independente que se alinha aos democratas, tem pressionado por bilhões de dólares para expansão do serviço de banda larga de alta velocidade nas zonas rurais –ideia que poderia atrair apoio republicano.

Está previsto que o Senado comece a apreciar a medida na quarta-feira. O texto foi aprovado no fim de semana passado pela Câmara dos Deputados.

Em particular, senadores democratas discutiam entre si e com o presidente Biden maneiras de realocar pelo menos parte do enorme montante de recursos.

A versão do projeto de lei aprovado pela Câmara custearia vacinas e suprimentos médicos e enviaria uma nova rodada de auxílio financeiro emergencial a famílias, pequenas empresas e governos estaduais e locais.

A medida inclui 1,4 mil dólares em pagamentos diretos a pessoas físicas, um auxílio-desemprego semanal de 400 dólares até 29 de agosto e ajuda para aqueles em dificuldades de pagar aluguéis e hipotecas residenciais durante a pandemia.

A versão do Senado provavelmente incluirá pelo menos uma mudança importante: a derrubada do aumento do salário mínimo para 15 dólares por hora em cinco anos, dos atuais 7,25 dólares. No fim da semana passada, o esforço foi obstruído por regras especiais destinadas a facilitar a aprovação do projeto no senado.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH211DJ-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.