A distribuição de água gratuita em shows vai virar obrigatória. O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta terça-feira (27), uma portaria que estabelece novas regras sobre a medida.
Shows, festivais e quaisquer eventos de grandes proporções devem fornecer de água quando o público estiver exposto ao calor e a altas temperaturas.
De acordo com o texto do documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), o objetivo é proteger a saúde dos consumidores. As empresas responsáveis pelos eventos deverão cumprir as regras.
Água gratuita em shows
Sobre o acesso a água, as produtoras de grandes eventos não podem cobrar valores adicionais e devem:
- Garantir o acesso gratuito ao interior do evento de garrafas de uso pessoal com água potável para consumo;
- Disponibilizar bebedouros; ou
- Distribuir embalagens com água adequada para consumo, com a instalação de ilhas de hidratação de fácil acesso aos presentes.
O espaço físico do evento deve ter estrutura necessária para assegurar o rápido resgate em caso de problemas de saúde e de outras situações.
Veja também:
- Concurso Correios: novo edital prevê mais de 3,4 mil vagas
- Aposta do Paraná leva mais de R$ 60 mil na Mega-Sena
Além disso, o público deve ter à disposição pontos de venda de comidas e bebidas no local do evento. Entretanto, o comércio de água não exclui as possibilidades anteriores de acesso gratuito à água própria para consumo.