Silvio Santos morre hoje aos 93 anos de idade e comove o Brasil. O rei da televisão brasileira e um dos rostos mais conhecidos do Brasil morreu neste sábado (17) no Hospital Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Silvio Santos morreu após internação
O apresentador voltou a ser internado no início de agosto, dias depois de ter recebido alta ao superar um quadro de Influenza (H1N1). No entanto, em boletim médico, o hospital confirmou que Silvio Santos morreu por broncopneumonia após a infecção.
Silvio Santos deixa seis filhas e a esposa, Íris Abravanel.
Velório e funeral de Silvio Santos ainda serão divulgados
O apresentador Silvio Santos não terá velório.
“Ele pediu para que, assim que ele partisse, levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que ele viveu”, diz trecho da nota da família Abravanel, lida no SBT.
Dessa forma, o enterro de Silvio Santos deve acontecer em cemitério próprio, que fica em uma propriedade particular da família.
Silvio Santos: o rei da televisão brasileira
Com mais de 60 anos de carreira, o ícone brasileiro tinha carisma e contribuições notáveis na mídia que fizeram dele uma figura admirada e respeitada. O empresário é dono do Grupo Silvio Santos, que inclui o SBT, a Liderança Capitalização (Tele Sena), e a marca de cosméticos Jequiti.
Batizado como Senor Abravanel, o apresentador nasceu no bairro Lapa, no Rio de Janeiro (RJ), no dia 12 de dezembro de 1930. Silvio era filho de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano (o pai, Alberto Abravanel, era de uma região que hoje pertence à Grécia; a mãe, Rebecca, era de uma cidade que agora fica na Turquia). Com cinco irmãos, ele descobriu uma afinidade especial com Leon, seu irmão mais novo.
Em 1946, durante as eleições, Silvio, então com 14 anos, viu um vendedor ambulante oferecendo capinhas de plástico para proteger títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro, marcando seu primeiro passo como empreendedor. Ele e Leon dedicavam 45 minutos por dia à venda de seus produtos, aproveitando o intervalo do almoço dos guardas.
Carreira de sucesso de Silvio Santos
Durante as vendas, a voz de Silvio Santos rapidamente se destacou nas ruas de RJ, resultando em um convite para um teste na Rádio Guanabara. Sem surpresas, ele conquistou o primeiro lugar e superou figuras renomadas como Chico Anysio. No entanto, Silvio optou por retornar à vida de ambulante, onde rendia mais dinheiro.
Aos 18 anos, sua trajetória tomou um rumo diferente quando foi convocado para o Exército, servindo na Escola de Paraquedistas e realizando, inclusive, alguns saltos. Porém, ele decidiu voltar a ser locutor em uma rádio de Niterói nos dias de folga ao invés de se tornar militar.
Diariamente, para deslocar-se até Niterói, Silvio embarcava na barca que cruzava a Baía de Guanabara. Durante uma dessas viagens, ele criou um serviço de alto-falantes na embarcação, que antes era silenciosa. Entre as músicas, ele aproveitava e fazia propagandas de diversos produtos.
Com o sucesso da ideia, algumas barcas começaram a oferecer serviços adicionais (como bar ou bingo, por exemplo). Ao adquirir uma bebida ou refrigerante, os passageiros ganhavam uma cartela de bingo e concorriam a prêmios — iniciativa criada por Silvio.
O apresentador, na época com 20 anos, optou por ir até São Paulo (SP) para apresentar espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Neste período, Silvio se formou como técnico em contabilidade, mas preferiu continuar na carreira artística. Assim, ele conseguiu uma nova vaga como locutor na Rádio Nacional de São Paulo. Já com o espírito de empreendedor, ele também criou e começou a vender uma revista chamada “Brincadeiras para Você” que tinha palavras cruzadas e charadas.
Em toda a sua trajetória, Silvio conquistou os corações do público com sua personalidade carismática. Ao longo de décadas, ele se tornou sinônimo de entretenimento de qualidade, proporcionando momentos memoráveis em seus programas de televisão. Além de sua carreira na mídia, sua atuação como empresário foi igualmente impressionante. Silvio Santos foi mais do que um apresentador talentoso: ele foi e sempre será um verdadeiro tesouro nacional que trouxe alegria os lares brasileiros.
Grupo Silvio Santos
O início do Grupo Silvio Santos, em 1962, começou com uma grande oportunidade do radialista Manoel da Nóbrega. Em 1958, ele estava com problemas de administrar uma empresa de brinquedos (Baú da Felicidade). Diante das dificuldades, ele pediu ajuda ao Silvio, que assumiu o controle total da empresa — o empresário expandiu o negócio e criou lojas.
Em 1961, Silvio Santos teve a oportunidade de apresentar seu primeiro programa, chamado “Vamos Brincar de Forca” (que se tornaria “Programa Silvio Santos”). Na exibição, ele fazia propagandas do Baú da Felicidade.
O Baú da Felicidade era um sistema de carnês: o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos e recebia os itens no Natal. Com o tempo, a empresa passou a distribuir diversos produtos (incluindo carros e casas). Até 1975, ele comprou a Baú Construtora, a concessionária Vimave e a Marca Filmes — além de diversos empreendimentos.
Com a alta inflação dos anos 1960, Silvio aplicou o dinheiro das prestações do carnê do Baú. Dessa forma, em 1969, ele fundou a Baú Financeira (que virou Banco PanAmericano 21 anos depois). A divisão financeira do Grupo Silvio Santos teve apoio da Liderança Capitalização, que comercializou a TeleSena em 1991.
Criação do SBT
Na década de 1970, o empresário teve um novo desejo: criar sua própria emissora de TV. Cinco anos depois, quando Silvio venceu a concorrência para o Canal 11, do RJ, a então TVS começou a operar. A empresa tinha mais de 13 mil funcionários e um investimento inicial de US$ 10 milhões.
O apresentador ganhou, em 1981, a concessão de mais quatro canais: juntos, passaram a formar o SBT. Com sua grande popularidade, Silvio recebeu convites políticos, o que quase se tornou realidade nas eleições presidenciais de 1989. O empresário lançou uma campanha na televisão, mas, por ser dono do SBT, a candidatura foi barrada na Justiça.
Em 2006, a Jequiti Cosméticos foi fundada e, em 2007, Silvio inaugurou o hotel Sofitel Jequitimar Guarujá. Atualmente, o Grupo Silvio Santos segue como um dos líderes no mundo dos negócios graças ao ícone da televisão brasileira.
Programa Silvio Santos
Silvio Santos esteve no SBT pela última vez em setembro de 2022 para as gravações de seu programa. Em março de 2023, foi anunciado que Patrícia Abravanel começaria a comandar o programa — onde ela continua até hoje.
O Programa Silvio Santos teve sua estreia em 2 de junho de 1963 e se manteve o programa mais duradouro em todo o mundo (apresentado pela mesma pessoa). Em 1993, o programa recebeu o título de programa mais duradouro do mundo pelo Guinness World Records.