Sistema de transmissão de imagens para cirurgias à distâncias é lançado

A tecnologia 5G acaba de permitir uma revolução na saúde. Um sistema de transmissão de imagens em tempo real, para exames e cirurgias à distância, foi lançado nesta quinta-feira (15), no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Foto: Reprodução | SBT Brasil

O vídeo de apresentação em uma palestra mostra uma ultrassonografia no Xingu, acompanhada por médicos na capital paulista, com a utilização de ultrassons portáteis por não médicos, conectados por 5G, a centros de referência, onde estariam os médicos especialistas.

Nessa demonstração, dois médicos conversam à distância e recebem as mesmas imagens do exame simultaneamente.

A área de radiologia do Hospital das Clínicas vem desenvolvendo em parceria com outras instituições o Open Care 5G, tecnologia de transmissão de dados sem atraso de imagem e de áudio.

O resultado foi a criação de uma rede privativa de 5G que não depende das operadoras de telefonia, não sofrem a interferência daquelas frequências, que são abertas para todo mundo usar. Uma rede muito particular mesmo, mas que tem como principal objetivo levar o atendimento de saúde a tanta gente quanto for possível.   

“No futuro eu posso ter ações de tratamento, como numa cirurgia, num apoio a áreas de catástrofe. É muito mais fácil eu levar uma tecnologia de conexão 5G do que levar um hospital para uma região remota”, afirma Marco Bego, diretor-executivo do InovaHC. 

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.