Soldados ucranianos encontram corpos com sinais de tortura em Kharkiv

Soldados ucranianos encontraram corpos com sinais de tortura na cidade de Balakliya, na região de Kharkiv. A descoberta foi feita na segunda-feira (12), poucas horas após o exército local ocupar o território em meio à retirada das tropas russas. No total, quatro corpos foram recuperados.

Segundo informado pela deputada Maryana Bezugla, também foi descoberta uma casa apelidada de “sala de execução”. No local, os soldados disseram que frases nazistas estavam coladas nas paredes e que uma cadeira com vestígios de sangue foi encontrada ao lado de uma mesa com um martelo, fita adesiva e luvas usadas.

Apesar de contar com um menor número de vítimas, as autoridades apontam que o cenário é parecido com Bucha e outras cidades ucranianas que foram palco de possíveis crimes de guerra, em março. Na época, centenas de corpos de civis foram encontrados enterrados em valas comuns com sinais de execução.

“Devemos reconhecer a Rússia como um estado terrorista. Para reforçar as sanções precisamos do oitavo pacote de sanções da UE. Aumente a assistência à Ucrânia e, acima de tudo, acelere a oferta de sistemas de defesa aérea”, disse o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Informações SBT News