Sovecon eleva previsão para exportações de trigo 2020/21 da Rússia em 1,2 mi t

MOSCOU (Reuters) – A consultoria agrícola Sovecon disse nesta segunda-feira que elevou sua previsão para as exportações de trigo da Rússia em 2020/21 em 1,2 milhão de toneladas, para 39,1 milhões de toneladas, devido ao ritmo acelerado dos embarques nos últimos meses.

Colheita de trigo na região de Omsk, Rússia

A partir desta segunda-feira, a Rússia dobrou sua tarifa de exportação de trigo para 50 euros (60 dólares) por tonelada, em uma tentativa de conter o aumento nos preços de alimentos em meio à pandemia do coronavírus. Entre 15 e 28 de fevereiro, a taxa foi de 25 euros por tonelada.

“A (nova) estimativa reflete um forte ritmo de embarques nos últimos meses –antes da introdução das tarifas de exportação, que começaram a valer em 15 de fevereiro”, disse a Sovecon, uma das principais consultorias agrícolas de Moscou, em uma nota.

O aumento da oferta por agricultores antes da introdução de uma tarifa permanente baseada em uma fórmula –que entrará em vigor em 2 de junho– e maiores embarques para o Cazaquistão, que compartilha uma zona alfandegária livre de impostos com a Rússia, também vão dar suporte às exportações do país nos próximos meses, acrescentou a empresa.

A Rússia é uma das maiores exportadoras de trigo do mundo. O ano comercial de 2020/21 vai de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021.

(Reportagem de Polina Devitt)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH2022N-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.