SP retoma quarentena mais restritiva diante recorde de mortes por Covid-19

Por Eduardo Simões

Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo

SÃO PAULO (Reuters) – O Estado de São Paulo voltará à fase mais restritiva do plano de quarentena, na qual somente atividades consideradas essenciais podem operar, anunciou nesta quarta-feira o governador João Doria (PSDB), em um momento de recordes nas internações por Covid-19 no Estado e de mortes causadas pela doença.

Na fase vermelha do plano de quarentena paulista, bares e restaurantes não podem realizar atendimento presencial, somente pelo sistema de delivery, e shoppings centers e o comércio não essencial devem permanecer fechados.

Doria disse em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes que a medida entrará em vigor a partir de sábado e valerá por 14 dias, até 19 de março. As escolas permanecerão abertas.

“A Fase Vermelha permite o funcionamento apenas de setores essenciais, como saúde, educação, segurança pública e privada, construção civil, indústria, logística e abastecimento, transporte coletivo, comunicação social e serviços gerais”, disse Doria.

“Agora vamos enfrentar as duas piores semanas da pandemia desde o início do primeiro caso de Covid-19 no Brasil”, acrescentou o governador.

A volta à fase vermelha em todo o Estado –medida que havia sido adotado no início da pandemia há um ano– acontece diante do recorde de internações e explosão de casos e mortes.

São Paulo registrou na terça-feira o recorde de óbitos em 24 horas, com 468, e o próprio Doria havia afirmado nos último dias que o Estado vive o pior momento da pandemia, assim como o restante do país.

A adoção de medidas mais duras vem sendo defendida por diversos especialistas, num momento em que 18 Estados e o Distrito Federal tem ocupação superior a 80% nos leitos de terapia intensiva e diante de recordes de mortes diárias causadas pela Covid-19 em todo o Brasil, num momento e que se dissemina no Brasil uma variante mais contagiosa do coronavírus originada na cidade de Manaus.

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH2214X-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.