Taesa vê alavancagem adequada e quer seguir pagando muitos dividendos, diz CFO

SÃO PAULO (Reuters) – A transmissora de energia elétrica Taesa está com nível de endividamento adequado e pretende seguir perseguindo novos investimentos enquanto distribui dividendos significativos para os acionistas, disseram executivos da companhia nesta quinta-feira, durante teleconferência com investidores.

Torres de transmissão de energia

A empresa, controlada pela estatal mineira Cemig e o grupo colombiano Isa, encerrou 2020 com alavancagem financeira de 3,8 vezes, se considerada a relação entre dívida líquida e geração de caixa operacional (Ebitda). No primeiro trimestre de 2020 esse nível era de 3 vezes.

“Esse perfil de dívida é adequado à Taesa, visto que temos um nível de custo financeiro baixo e prazo longo. Então não temos nenhuma dificuldade de manter esse endividamento e esse nível de estrutura de capital”, disse o diretor financeiro, Erik Breyer.

“Até costumo dizer aqui na Taesa que é até o contrário, nosso desafio é manter o nível de alavancagem alto, através da obtenção de boas oportunidades de investimento. Essa alavancagem, se a gente não conseguir um uso adequado dentro da companhia (para o caixa gerado) ela rapidamente cai, cai muito rápido, em função do fluxo de caixa contínuo que temos.”

O diretor destacou ainda que a Taesa pretende manter elevado nível de distribuição de proventos, entre 50% e 100% dos lucros, embora não tenha estabelecido uma política de dividendos bem definida.

“Discutimos muito no planejamento estratégico se íamos construir uma métrica… e a gente viu que o melhor para maximização de valor das ações é a gente deliberar conforme o momento”, acrescentou Breyer.

“Nossa missão é buscar crescimento e geração de valor. Pagar ao menos de 50% a 100%, baseado nas expectativas que a gente tem de ter um bom uso do recurso ou não. Sendo sempre uma ‘cash-cow’, uma empresa muito pagadora de dividendo.”

(Por Luciano Costa)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH23153-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.