A estação-tubo Itajubá, na Avenida República Argentina, no bairro Novo Mundo, voltou a funcionar na última quinta-feira (25/5), após a conclusão das obras no pavimento e calçadas.
Os passageiros já podem utilizar novamente os pontos de parada, nos dois sentidos da via. A obra integra o conjunto de intervenções da Prefeitura de Curitiba para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.
De acordo com a Urbs, o movimento médio de movimento nos dois sentidos da estação é de aproximadamente 950 embarques por dia.
Pelas estações Itajatubá circulam as linhas:
- 202 Cabral/Capão Raso;
- 203 Santa Cândida/Capão Raso;
- 502 Circular Sul (horário);
- 602 Circular Sul (antihorário);
- 603 Pinheirinho/Rui Barbosa;
- X20 Portão/Sítio Cercado.
Durante a execução dos serviços os passageiros tiveram que utilizar as paradas próximas para embarque e desembarque.
Obras na estação-tubo Itajubá
A obra incluiu o alargamento da canaleta exclusiva, para permitir a ultrapassagem de ônibus, novo traçado e melhorias nas vias lentas, novas calçadas que seguem um planejamento de vanguarda e priorizam o pedestre na ocupação do espaço urbano, moderno sistema de iluminação, paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.
Obra de ampliação do ligeirão Norte-Sul
A obra para ampliar o trajeto do ligeirão Norte-Sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, e abrange 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras.
Já foram requalificadas e voltaram a operar 18 estações estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch e agora Itajubá, todas nos dois sentidos.
Há intervenções sendo executadas em outras quatro: Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel), Petit Carneiro (Água Verde)
Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.
Menor tempo de viagem
As obras tem como objetivo permitir tornar mais rápida a viagem dos passageiros que fizerem a rota completa do Ligeirão Norte-Sul.
Atualmente, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde.
Veja também:
- Fim de semana em Curitiba tem música, teatro, exposições e cinema gratuito
- Curitiba tem 2.200 vagas para musculação gratuita nas regionais
Após a conclusão das obras, a rota será estendida até o Pinheirinho e o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs.
As reformas são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).